Código mostra quais são os seus melhores amigos no Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Código mostra quais são os seus melhores amigos no Facebook

(Fonte da imagem: Reprodução/Dan Pontefract)

Um dos maiores mistérios das redes sociais é como o algoritmo do Facebook calcula o "poder" da amizade entre dois contatos. Vários fatores estão envolvidos: uso do bate-papo, comentários, curtidas ou compartilhamentos de conteúdo, postagens nas respectivas linhas do tempo e até quantidade de amigos em comum podem influenciar esse ranking próprio do site – que, a partir de um passo a passo curto e fácil, agora você também pode acessar.

O código foi descoberto e montado pelo engenheiro indiano Arjun Sreedharan, que postou um rápido tutorial em seu blog pessoal. São apenas três passos para acessar a lista:

1) Selecione este link aqui com o botão esquerdo do mouse e arraste-o até sua barra de Favoritos do navegador;

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

2) Logue no Facebook pela página inicial;

3) Clique no link arrastado no primeiro passo (se não der certo, tente abrir a página em uma nova aba). A seguinte página surge para você:

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Segundo Arjun, quanto menor o número, maior é a posição da pessoa em seu ranking pessoal. No caso deste redator, as primeiras posições estão corretas com base na quantidade de interação, mas vários amigos "desconhecidos" surgiram com um valor alto de amizade sem motivos diretos aparentes. Ao que parece, ele mostra as maiores interações recentes entre usuários (e, por conta disso, você aparece no topo da sua própria lista).

Não se sabe a frequência da atualização da relação e, para o engenheiro, só os próprios programadores do Facebook sabem realmente o que cada valor significa. No geral, esse ranking afeta as frequências das postagens de cada pessoa no feed no notícias, a aparição do sujeito no bate-papo e o surgimento mais rápido do nome na hora de buscar um termo na caixa de pesquisa.

A brincadeira deve funcionar em todos os navegadores, mas o Firefox parece o mais indicado para o procedimento, já que usuários do Chrome relataram dificuldades durante o processo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.