Facebook Live ganha suporte para legendas ocultas

1 min de leitura
Imagem de: Facebook Live ganha suporte para legendas ocultas

O Facebook anunciou hoje (6) que o Facebook Live acaba de ganhar suporte para legendas ocultas (closed caption), ampliando assim a acessibilidade nas transmissões ao vivo da rede social. Entretanto, a novidade não é tão mágica quanto parece, porque ela não será oferecida de forma nativa pelo próprio Facebook.

Ao realizar uma live, uma página ganha a possibilidade de incluir as legendas automáticas sobre o vídeo, mas isso não acontece de forma automática, como no YouTube. A explicação para que o Facebook tenha aberto essa possibilidade sem operar uma ferramenta própria é simples: a exigência de precisão neste tipo de recurso poderia custar muito caro para a empresa neste momento, assim, ela deixa a cargo de cada responsável por uma Live a decisão de incluir ou não as legendas.

Facebook Live ganha suporte para closed caption.

“Com essa atualização, publishers usando a Live API agora podem adicionar legendas ocultas no padrão CEA-608 às transmissões do Facebook Live, tornando os vídeos acessíveis a pessoas suras ou com problemas de audição”, revela o diretor de produto do Facebook Supratik Lahiri. “Assim, pessoas que tiverem as configurações de legenda ativadas vão ver automaticamente as legendas em transmissões ao vivo no mobile e no desktop.”

Serviços de terceirizados também funcionam

O Facebook avisa ainda que criadores de conteúdo que não desenvolverem os seus próprios data stream de legendas no padrão CEA-608 podem utilizar recursos de transcrição de áudio em legenda oferecidos por outras empresas. Com isso, basta inserir as legendas em tempo real nas transmissões feitas pelo Facebook Live.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.