Como fazer um Memorial com contas de falecidos no Facebook

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer um Memorial com contas de falecidos no Facebook

Você já se perguntou o que acontece com a conta do Facebook de alguém que já morreu? Se sim, deve imaginar que provavelmente ela ficará no ar sem nenhuma atualização para sempre, não é mesmo? Mas você sabia que pode deixar a sua conta para alguém de sua confiança como um legado, antes de morrer? Sabia também que você pode ter acesso à conta de um amigo falecido se ela ainda estiver ativa? Parece meio sombrio, mas é bom saber essas coisas.

Contatos herdeiros

Os contatos herdeiros são escolhidos pelo titular da conta antes de sua morte. Podem ser membros da família ou amigos queridos. Eles serão capazes de gerenciar a conta da pessoa falecida como um Memorial, podendo deixar um post fixado na linha do tempo. Os contatos herdeiros poderão também responder à solicitação de novos amigos, atualizar a foto de capa e de perfil, além de, com a permissão do usuário falecido, fazer um download de um arquivo das fotos do usuário, das mensagens da timeline e das informações do perfil. Porém, não poderão fazer login na conta desse usuário nem ver  suas informações privadas, como as mensagens particulares. Eles também não poderão remover postagens anteriores nem fotos ou amigos.

 Para escolher um contato legado seu, abra a sua conta do Facebook e acesse Configurações > Geral > Gerenciar Conta > Contato herdeiro. Em seguida, escolha "Editar", digite o nome do seu amigo e clique em "Adicionar". Ao adicionar um contato herdeiro, você terá a opção de enviar uma mensagem para o contato imediatamente clicando em "Enviar", ou se preferir você pode clicar sobre o botão "Não agora". Nesse caso, você precisará informá-los eventualmente sobre a sua escolha, pois eles terão que entrar em contato com o Facebook para fazer da sua conta um Memorial quando você morrer.

Depois de fazer as suas escolhas, você terá a opção de permitir ou não que os seus contatos herdeiros possam baixar um arquivo de dados com tudo o que você compartilhou no Facebook, incluindo fotos, vídeos e informações da seção sobre o seu perfil. Porém, suas mensagens privadas não estarão incluídas. Para permitir, marque a caixa logo abaixo da escolha do contato herdeiro. Depois clique em "Fechar".

Caso não escolha nenhum contato herdeiro antes de morrer, ninguém será capaz de gerenciar sua conta do Facebook no futuro, mas ainda assim seus amigos podem transformá-la em um Memorial.

Como fazer da conta de alguém um Memorial

Se um amigo seu morreu sem escolher os seus contatos herdeiros, você ainda pode solicitar ao Facebook que a conta dele se torne um memorial, através de um formulário "Solicitação de Memorial". Você precisará então fornecer o nome da pessoa falecida, a data aproximada da morte e uma prova que indique o falecimento, como um link de obituário, por exemplo. A conta Memorial não mais aparecerá nos anúncios do Facebook como "Pessoas que talvez você conheça", nem serão enviados lembretes de aniversário dela. As contas de Memorial não podem ser logadas, por isso, ao fazer da conta de alguém um Memorial, ela também não poderá ser hackeada.

Caso você seja um membro direto da família de alguém que faleceu, pode solicitar ao Facebook que a conta seja excluída, em vez de virar um Memorial. Para fazer isso, use o formulário de "Solicitação especial para conta da pessoa falecida". Você precisará então fornecer o nome completo do falecido, o endereço de email, a data da morte e a URL da sua timeline, além de uma prova de que é um membro imediato da família. Uma certidão de nascimento ou óbito podem comprovar isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.