É, parece que o formato inventado pelo Snapchat – de vídeos de curta duração ou fotografias que são exibidas temporariamente para outros usuários – realmente chegou para ficar (pelo menos por enquanto). Após o Instagram ter adquirido um número enorme de usuários nos últimos meses, muito por conta desse novo recurso, o Facebook também resolveu entrar na onda e permitir que seus usuários transmitam imagens momentâneas por meio de seu aplicativo.

A ferramenta vai estar presente no aplicativo principal do Facebook, na parte superior da página principal. Teste já vem acontecendo na versão polonesa do app e agora outros países devem receber o recurso – o próximo é a Irlanda. Não há muito segredo, pois tudo vai funcionar como já é possível vermos no Snapchat ou no Stories do Instagram: você registra um vídeo curto ou uma imagem e ela fica disponível para que seus amigos a vejam pelo período de 24 horas.

Facebook Stories: cópia do Instagram que copiou do Snapchat?

Cada coisa em seu lugar

Tudo que você adicionar na sua história do Facebook não será exibido na sua linha do tempo nem no seu perfil, apenas no local específico da ferramenta. Assim como nos outros dois apps que também possuem esse recurso, é possível responder a uma transmissão com uma mensagem direta.

O objetivo do Facebook – que vale lembrar, é dona também do Instagram – é dar uma segurada no crescimento vertiginoso do Snapchat, que revolucionou a maneira como compartilhamos informações de nós mesmos na internet usando muito mais as câmeras dos nossos dispositivos móveis. Pelo jeito, tudo tem dado certo: o Instagram Stories já é utilizado diariamente por mais de 150 milhões de pessoas. Será que a mania vai pegar também no Facebook?

Cupons de desconto TecMundo: