Como agendar vídeos ao vivo no Facebook

2 min de leitura
Imagem de: Como agendar vídeos ao vivo no Facebook
Imagem: ecoit

O Facebook já tem uma série de recursos para vídeo e, mais recentemente, passou a permitir que qualquer usuário faça transmissões ao vivo para seus amigos e seguidores. Contudo, páginas e perfis verificados possuem alguns recursos a mais para melhorar o engajamento. Entre eles, existe a possibilidade de agendar transmissões ao vivo.

Você pode começar uma transmissão com data e hora marcadas, deixando todo mundo avisado. Assim, as pessoas podem se preparar para começar a ver o seu ao vivo, se conectando a uma rede WiFi, por exemplo, ou trocando de dispositivo. Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

Passo 1

Entre na sua página verificada e, em seguida, clique em Ferramentas de publicação, no topo da página. Em seguida, selecione a seção “Biblioteca de Vídeos”. Feito isso, um botão chamado “+ Ao Vivo” aparecerá ali em cima.

Passo 2

Ao clicar no referido botão, você verá a página tradicional de criação de vídeos ao vivo na plataforma do Facebook. Na seção “Separete Fields”, é necessário preencher as informações do seu servidor de transmissão.

Caso você ainda não tenha esses dados, é possível incluí-los posteriormente, quando seu equipamento já estiver montado e online. Para tal, basta editar a publicação na lista “Biblioteca de vídeos”.

Passo 3

Ao avançar no passo anterior, você verá a seguinte tela, na qual será necessário incluir um título para o vídeo, bem como marcar tags. Logo ao lado do ícone da sua página, substitua o “No que você está pensando?” pela mensagem que vai chamar seus seguidores e amigos para acompanharem a transmissão.

Depois de preencher todos os principais campos do post, você deve clicar na setinha que fica ao lado de “Transmitir ao vivo” e selecionar “Programar vídeo ao vivo.

Se você gerencia uma página na rede social, certamente sabe como produzir um texto que consiga chamar atenção do seu público. De qualquer forma, o ideal é ser descritivo na medida certa, para informar ao leitor o que ele pode esperar daquela transmissão, sem de fato entregar todas as novidades logo de cara.

Passo 4

Na nova tela, você terá uma série de informações do Facebook a respeito do agendamento e poderá definir data e horário específicos. Você pode simplesmente clicar em “Programar” para finalizar o procedimento ou, antes disso, tocar em “Carregar Imagem”, caso queira trocar a prévia automática do seu post por algo criado pelo seu designer. Depois de enviar o arquivo, é só finalizar o processo.

Esse agendamento será publicado na sua página como uma postagem comum, e seus seguidores poderão clicar em “Receber Lembrete” para colocar sua transmissão no calendário deles.

Com isso, quando você estiver para entrar ao vivo, eles receberão uma notificação especial. Ao clicar na imagem, os espectadores verão uma interface similar à de uma transmissão da rede social, podendo deixar reações e comentários dinâmicos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.