9 funções divertidas que você não sabia que existiam no Facebook Messenger

7 min de leitura
Imagem de: 9 funções divertidas que você não sabia que existiam no Facebook Messenger

O Facebook Messenger, o famoso chat da rede social de Mark Zuckerberg que muita gente chama popularmente de “inbox”, pode ser considerado um dos comunicadores mais populares do mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários mensais. É claro que muito disso deve-se à popularidade do Facebook e pela necessidade de fazer download separado do Messenger, o que aumentou muito a quantidade de pessoas que o baixaram.

Criamos uma lista que mostra algumas funções interessantes e relativamente desconhecidas do aplicativo que podem tornar o seu uso mais prático e confortável

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Seja como for, o Messenger é uma ferramenta supercompleta e que possui uma série de recursos que nem todo mundo conhece e que pode ser bastante útil para as pessoas. Sabe-se que Zuckerberg quer desenvolver ainda mais sua plataforma de bate-papo: ele pretende trazer para ela cada vez mais funcionalidades especiais como inteligência artificial e envolvimento no comércio eletrônico, fazendo dela uma central de produtividade e comunicação.

Para você, que costuma trocar muitas mensagens com os amigos através do Facebook Messenger, criamos uma lista que mostra algumas funções interessantes e relativamente desconhecidas do aplicativo que podem tornar o seu uso mais prático e confortável. Vale lembrar que muitos desses recursos podem não aparecer em todas as versões da plataforma ou podem ser acessados de maneira diferente em cada uma delas.

Seja como for, vamos tentar mostrar um pouco mais a fundo algumas funções versáteis do popular app de conversa. Confira:

1) Alterar o tamanho de emojis

Se você utiliza diversos emojis em suas conversas (afinal, os símbolos revolucionaram a linguagem), às vezes deve querer dar uma ênfase maior em algumas carinhas ou desenhos. Para isso, o Messenger permite que você publique um emoji no meio de uma conversa com tamanho menor ou maior. Para isso, toque sobre o símbolo que você quer enviar e segure.

Você vai ver na tela o pequeno desenho crescendo. Basta soltar o dedo para enviá-lo daquele tamanho. Caso você desista de mandá-lo ou ache que o tamanho ficou muito grande, basta continuar segurando até ele sumir. Aí é só enviar novamente da maneira que você deseja. Essa função serve para qualquer versão do Messenger.

Emojis de todos os tamanhos!

2) Atalhos para conversas específicas no Android

Caso você mantenha sempre uma conversa com uma mesma pessoa e não quer ter o trabalho de toda ver abrir o Messenger e procurar pelo chat específico no meio de tantos outros, é possível criar um atalho para o bate-papo diretamente em sua tela inicial do celular ou do tablet.

A função está disponível apenas em aparelhos com sistema Android e pode ser acessada da seguinte maneira: na sua lista de conversar no Messenger, toque e segure sobre o bate-papo que você quer acessar através do atalho. No menu que aparece, escolha “Criar atalho”. Pronto! Agora você pode acessá-lo diretamente da tela inicial de seu smartphone.

Criando atalhos para conversar no Android

3) Códigos de leitura

O recurso de Códigos de Leitura presente no Messenger é parecido com o que existe no Snapchat: ele gera uma representação gráfica que é reconhecida pelo app e serve como um link direto para o contato da pessoa. Basta realizar uma leitura através da câmera do celular e pronto, você pode passar a se comunicar com outro usuário sem o risco de perder suas mensagens no filtro, caso não a tenha adicionada como amigo no Facebook.

Para acessar esse recurso, toque no botão de perfil do app e, em seguida, na sua foto, que vai aparecer cercada pelo desenho do código. Você vai ver duas abas: “Ler código”, onde é possível escanear os links de outras pessoas; e “Meu código”, onde você vê o seu símbolo e pode disponibilizá-lo para outros usuários lerem.

O código de leitura e o leitor do Messenger

4) Conversas criptografadas

Entrando na onda dos aplicativos de comunicação seguros, cujas conversas não podem ser acessadas por terceiros e, mais, onde mensagens podem ser temporizadas para se autodestruírem, o Messenger apresentou o recurso Conversas secretas. Primeiramente, para utilizá-lo, você deve acessar o botão de perfil do aplicativo, tocar em “Conversar secretas” e ativar a função, que vai ficar limitada ao smartphone onde o processo foi realizado.

Ao tocar no botão de nova mensagem, selecione o botão em forma de cadeado e escolha o usuário com quem quer abrir a sala segura de bate-papo. Tudo que você escrever ali será apagado – depois de visualizado – após um tempo determinado através do botão em forma de relógio.

Local onde deve-se ativar as conversas secretas e o botão do temporizador que define o tempo em que as mensagens vão sumir

5) Definir cor, emoji e nome para uma conversa

Para personalizar um papo que você está tendo com alguém ou mesmo com um grupo, basta abrir a conversa e tocar no botão de informações na parte superior direita da tela. Lá, você pode customizar as notificações daquele chat, mudar cor, o emoji-padrão, dar apelidos para os participantes e muito mais.

Assim, fica mais fácil dividir tipos diferente de conversa com a mesma pessoa ou mesmo deixar um grupo com uma cara mais personalizada para facilitar a identificação das conversas.

Messenger com a cor e o emoji-padrão alterados

6) Enviar “snaps” de 15 segundos em smartphones

Não é apenas no Snapchat e no Instagram que você pode gravar vídeos curtos e enviá-los para seus amigos. Na real, o Messenger permite que você registre imagens de até 15 segundos diretamente no corpo da mensagem, sem a necessidade de sair e acessar a sua câmera separadamente. A diferença, porém, é que os vídeos do Messenger não são temporários, como nos outros apps, a não ser que esteja usando um chat secreto.

Para fazer um desses vídeos, basta acessar o botão de envio de mensagem no bate-papo, na forma de uma pequena câmera, e tocar e segurar o botão para tirar fotos. O vídeo será gravado e será enviado diretamente para o usuário com quem você está conversando.

Basta segurar o botão circular para gravar vídeos curtos

7) Enviar músicas do Spotify

A interconectividade entre aplicativos está em alta, sendo possível cruzar plataformas com informações interessantes e divertidas. Assim, você pode compartilhar uma música ou álbum específicos diretamente em uma mensagem no Facebook Messenger. Basta acessar as opções do que você quer mandar, selecionar “Compartilhar”, “Mandar para...” e escolher o Messenger.

Você também pode mandar uma música do Spotify pelo Messenger estando com o app de comunicação aberto. Toque no botão de opções “...” e escolha “Spotify”. Escolha uma música, álbum, artista ou playlist e pressione “Enviar”.

Compartilhando músicas a partir do Messenger e do Spotify

8) Interação com bots

Bots são programas que servem para tornar mais prática e melhorar a experiência do usuário. Você pode ativar bots nos chats do Messenger assim como acontece no Telegram. Eles servem para muitas coisas, desde selecionar mais facilmente GIFs e imagens para serem enviadas através de comandos simples até ativar jogos no chat, como o @fbchess, uma aplicação que permite aos usuários jogarem xadrez durante o bate-papo.

Algumas páginas utilizam bots em suas mensagens para interagir com usuários e clientes. Eles servem para dar informações mais simples sem a necessidade de ter uma pessoa “de verdade” do outro lado para falar com as pessoas. Usando certos termos-chave (que geralmente são informados a quem vai mandar a mensagem), você consegue obter informações imediatamente através do Messenger apenas.

O bot da página Fika Dika, onde é possílve buscar receitas automaticamente e um bot de jogo de xadrez para o Messenger

9) Usar o Messenger na Web

Caso você não queira entrar no Facebook usando o seu computador ou notebook para conversar com seus amigos via Messenger, que acaba sendo utilizado através daquela pequena janela na parte inferior da tela e nem sempre é muito confortável de usar, é possível entrar em uma página que serve apenas para o Messenger e você apenas visualiza suas mensagens.

Basta entrar no site http://www.messenger.com para visualizar todas as suas conversar feitas pelo aplicativo sem a necessidade de entrar juntamente no Facebook. Essa separação entre a rede social e a função apenas de bate-papo é bastante prática para quem não quer misturar as coisas.

Página do Messenger para Web

Outras funções que ainda não chegaram no Brasil

O Messenger vem ganhando cada vez mais recursos legais e úteis, mas como muita coisa que rola na internet (e em outras mídias), muito ainda demora para chegar no Brasil após estrear em terras norte-americanas, europeias e até asiáticas. É o caso de algumas funções interessantes que achamos legal listar aqui a título de curiosidade. Quem sabe logo mais elas não dão as caras por aqui?

É possível pedir o serviço do Uber diretamente através de um botão exclusivo em forma de carro que aparece na interface do Messenger

Ao acessar a página oficial do Uber no Facebook e abrir a tela do Messenger com eles, é possível pedir o serviço deles diretamente através de um botão exclusivo em forma de carro que aparece na interface do app. Tocando nele, o aplicativo do Uber é aberto e você pode utilizá-lo normalmente para fazer suas corridas por aí.

O Messenger nos Estados Unidos também permite que os usuários realizem transferências financeiras entre si cadastrando um cartão e uma conta bancária. Tudo muito rápido e prático. Outro recurso legal que não temos no Brasil é o sistema de votação (poll) que pode ser gerado dentro de qualquer bate-papo individual ou em grupo – é uma mão na roda na hora de decidir algo democraticamente.

O Messenger, aparentemente, ainda tem muita coisa interessante para revelar. Vale a pena ficar sempre de olho nas novas funcionalidades da plataforma: é bem possível que você descubra algo que vai facilitar muito a sua vida e das pessoas que você conhece.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.