Quer ser mais feliz? Saia do Facebook assim que possível

1 min de leitura
Imagem de: Quer ser mais feliz? Saia do Facebook assim que possível

Uma pesquisa realizada na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, está sugerindo que "tirar uma férias do Facebook" pode deixar você mais feliz. O estudo, indicado pela BBC, tem como líder o pesquisador Morten Tromholt e foi realizado como tese de mestrado.

"A maioria das pessoas usa o Facebook diariamente, mas poucos estão conscientes das consequências. Esse estudo fornece provas causais de que o uso do Facebook afeta negativamente o nosso bem-estar", explicou o pesquisador Morten Tromholt.

O experimento de Tromholt usou mais de 1 mil participantes dinamarqueses e foi realizado no final de 2015. De início, metade do grupo foi orientado a não acessar o Facebook durante uma semana. Então, após uma análise, essa metade que ficou longe da rede social apresentou um nível de satisfação mais alto com a vida — e mais emoções positivas do que o outro lado do grupo.

"Comparando o grupo de tratamento (participantes que ficaram fora do Facebook) com o grupo de controle (aqueles que continuaram usando a rede social), foi constatado que tirar uma folga do Facebook tem efeitos positivos em dois aspectos do bem-estar: nossa satisfação com a vida aumenta e nossas emoções se tornam mais positivas", disse Tromholt.

Ficar um tempo fora do Facebook pode deixar você mais feliz

Para definir o nível de satisfação, o pesquisador criou uma escala de 1 a 10. Dentro dessa escala, do início ao fim do experimento, quem estava no grupo que acessou o Facebook durante uma semana ficou com um pontuação de 7,75 de satisfação, um aumento de 0,008% do registrado no início da semana.

Por outro lado, o grupo que ficou fora do Facebook registrou um aumento de 0,56% na satisfação, partindo de 7,56 pontos até 8,12. Além disso, 88% deles respoderam que estavam felizes com a vida, enquanto no outro grupo, dos conectados, esse número ficou em 81%.

"Além disso, foi demonstrado que os efeitos (de se ausentar) foram significativamente maiores entre os usuários frequentes do Facebook, os usuários passivos (que tendem a fazer poucas postagens) e aqueles que têm tendência a ter inveja dos outros", definiu Tromholt.

E então, está pronto para umas férias?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.