Free Basics: Facebook quer levar programa de internet grátis para os EUA

1 min de leitura
Imagem de: Free Basics: Facebook quer levar programa de internet grátis para os EUA

O Facebook está tentando levar sua plataforma de internet gratuita para os Estados Unidos. Estamos falando do Free Basics — antigo Internet.org —, usado para garantir que pessoas com pouco ou nenhum acesso possam conferir conteúdos online.

Depois de levar o serviço para vários países, agora a empresa de Zuckerberg quer expandir seus domínios para os Estados Unidos. Hoje, há muitas regiões rurais e zonas carentes em que muitas pessoas não possuem acesso à web. E é justamente para essas pessoas que o Facebook está querendo chegar.

Esta plataforma Free Basics não leva acesso total à internet, mas permite várias possibilidades a usuários de regiões com pouca ou nenhuma cobertura. Nisso, inclui-se o acesso a notícias sobre a região, informações sobre o tempo, acesso à Wikipédia e, é claro, ao Facebook.

Parceria com o governo

Agora, o Facebook está tentando uma parceria com o governo dos Estados Unidos para que possa levar o serviço ao país. Isso porque o Free Basics pode ser considerado um serviço que fere os termos na neutralidade da internet — uma vez que ele consegue selecionar o que é permitido ou o que deve ser bloqueado.

Também existe uma preocupação quanto à concorrência desleal, já que outras empresas menores não podem oferecer o mesmo. Com isso, em médio e longo prazo poderia haver a configuração de monopólio de internet por parte da empresa de Mark Zuckerberg.

O Facebook está tentando firmar parcerias com o governo e com fornecedoras de conteúdo para expandir o projeto nos EUA

Para evitar esses problemas, além de tentar a parceria com o governo, o Facebook também está permitindo que outras empresas façam parte da cessão de conteúdos para a plataforma. Se conseguir vencer todas essas barreiras, é bem provável que vejamos o Facebook levando o Free Basics aos norte-americanos já no ano que vem.

Você acha que esse tipo de serviço pode ser uma boa pedida?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.