Moments: Facebook quer forçar você a instalar mais um app, de novo!

2 min de leitura
Imagem de: Moments: Facebook quer forçar você a instalar mais um app, de novo!
Imagem: thenextweb

O Facebook tem avisado seus usuários através de uma notificação em seu app ou por email sobre a necessidade de baixar o aplicativo Moments até o dia 7 de julho para que fotos sincronizadas de forma privada na rede social não sejam deletadas. O app do Facebook para Android e iOS vem salvando na nuvem automaticamente fotos tiradas desde 2012, mas, agora, essa função será separada na forma do app Moments.

É muito provável que você tenha pelo menos algumas centenas de fotos salvas no serviço, e, por isso, é bom dar uma olhada nelas para ver se todas já estão salvas em outros serviços de sincronização ou mesmo guardadas localmente. Para tal, é preciso baixar o Moments no smartphone, ou baixar no computador um arquivo ZIP com todas elas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Efeito Messenger"

O fato de o Facebook praticamente forçar seus usuários a usarem o Moments nesse ponto está sendo muito criticado, uma vez que se trata de uma prática repetida. A empresa fez algo muito parecido há alguns poucos anos quando retirou do seu app principal a função de chat em tempo real e criou um app específico para isso, o Messenger.

A empresa fez algo muito parecido há alguns poucos anos

Atualmente, todo mundo que usa a rede social precisa ter pelo menos dois apps —o Facebook e o Messegner — instalados no dispositivo. Agora, esse número pode subir para três, caso você não possa por alguma razão baixar todas as suas imagens pelo computador em um arquivo ZIP.

O pior de tudo é que, para saber se você tem alguma foto importante sincronizada no Facebook, você é obrigado a baixar o Moments. A seção de “Fotos sincronizadas do celular”, tanto no navegador web quanto no app para smartphones, ficou totalmente inacessível, forçando você a fazer a instalação do Moments apenas para uma verificação.

Uma saída

Caso você não tenha interesse em manter instalado o novo app do Facebook no seu celular, mas, mesmo assim, esteja interessado em guardar suas imagens, nós recomendamos o seguinte: instale temporariamente Moments, selecione na galeria dele todas as fotos que deseja guardar e baixe-as no smartphone, caso você tenha espaço para isso.

Se você estiver usando o Android, o Google Fotos deve perceber na hora que uma nova pasta de imagens foi criada e vai lhe perguntar se você deseja fazer o upload delas na nuvem. Confirme isso ali mesmo na notificação. É possível também usar outros serviços de sincronização automática no lugar do Google Fotos, como o OneDrive. Depois que o download terminar, faça a desinstalação do Moments e pronto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.