Nesta quarta-feira (15), a SpaceX cumpriu com sucesso sua missão de entregar uma máquina de café expresso para a Estação Internacional Espacial. No entanto, o foguete Falcon 9 usado pela companhia novamente falhou em sua tentativa de voltar em segurança à Terra para poder ser reutilizado em outras tarefas.

Conforme o planejado, a nave voltou ao planeta após cumprir sua função, mas falhou em pousar em segurança em uma das plataformas da companhia. Em uma mensagem no Twitter, o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou que “o foguete pousou na droneship, mas fez isso de forma dura demais para conseguir sobreviver”.

Minutos depois, o executivo adicionou que o excesso de velocidade lateral fez com que o foguete tombasse da plataforma. Essa é a terceira vez que a companhia tenta um procedimento do tipo — na primeira tentativa, a nave Falcon 9 usada explodiu, enquanto na segunda vez a nave pousou a pouco mais de 10 metros do local programado.

Apesar das falhas, a SpaceX deve continuar investindo no projeto e prevê que ele deve obter 80% de chances de sucesso até o final de 2015. O uso de naves reutilizáveis é essencial para o futuro da companhia, visto que isso permitiria a ela reduzir substancialmente seus custos operacionais. Até o momento, não se sabe quando uma nova tentativa de pouso vai ser realizada.

Cupons de desconto TecMundo: