Satélite de observação WorldView-3 será lançado nesta semana

1 min de leitura
Imagem de: Satélite de observação WorldView-3 será lançado nesta semana
Imagem: Sentinel Mission

A fabricante de produtos espaciais Lockheed Martin vai lançar nesta quarta-feira (13) o satélite de observação WorldView-3 – equipamento pertencente à fornecedora de imagens orbitais DigitalGlobe. O aparelho será capaz de fornecer a observadores fotografias com resolução pancromática de 31 centímetros (qualidade de foto superior às fornecidas pelos serviços da Google e Microsoft – ambas empresas clientes da DigitalGlobe).

O objetivo do novo mecanismo de observação é possibilitar o monitoramento detalhado de grandes instalações, tais como fazendas, depósitos de minerais e reservas ambientais. A contratação dos serviços de fotografia já pode ser feita; as imagens, porém, começarão a ser disponibilizadas somente daqui a seis meses (clique aqui e saiba mais).

O WorldView-3 conta com a maior diversidade espectral disponível comercialmente (29 bandas). O satélite vai operar a aproximadamente 620 quilômetros acima da superfície terrestre. Imagens com 3,7 metros de resolução infravermelha em ondas curtas e 1,24 de resolução multiespectral também poderão ser capturadas pelo dispositivo.

Por dia, cerca de 680 mil km² de imagens serão fotografadas – a revisita do WorldView-3 sobre uma mesma área da Terra se dará entre um e três dias. Vale notar também que a DigitalGlobe tem planejado o lançamento do WorldView-4 para algum momento de 2016. Com ambos os satélites em órbita, a companhia vai se tornar líder na disponibilização de imagens comerciais em termos de resolução, precisão e diversidade espectral.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.