Primeira missão espacial tripulada da China acontece neste mês

1 min de leitura
Imagem de: Primeira missão espacial tripulada da China acontece neste mês

(Fonte da imagem: Reprodução/Xinhua)

Chegou a vez da China. O país está prestes a lançar a Shenzhou-9, sua primeira missão tripulada, com previsão de lançamento para o final de junho. A bordo da nave Long March 2F, três astronautas serão levados para a órbita da Terra, mais especificamente ao laboratório espacial Tiangong-1 (“Palácio Celestial-1”, em uma tradução livre).

De acordo com a agência de notícias Xinhua, o lançamento deve acontecer nas próximas semanas no Centro de Lançamentos de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país. Para o designer chefe do programa espacial chinês, Zhou Jianping, trata-se de um passo significativo na história da nação.

Conforme anunciado por um porta-voz oficial do governo no último sábado, 9, os astronautas já terminaram seus treinamentos e estão em condições físicas e mentais perfeitas para alcançar as estrelas. Além disso, todos os demais preparativos também estão seguindo o cronograma proposto, o que significa que dificilmente teremos um atraso ou outro tipo de problema.

O lançamento do Shenzhou-9 não é a primeira investida da China em seu programa espacial. Em novembro de 2011, a missão Shenzhou-8 foi enviada à estação Tiangong-1, embora sem nenhum tripulante.

Fonte: Xinhua, Space.com, The Verge

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.