Sonda Cassini vai fazer seu último voo e cair na atmosfera de Saturno

2 min de leitura
Imagem de: Sonda Cassini vai fazer seu último voo e cair na atmosfera de Saturno

O fim do processo, que vai culminar com Cassini caindo na direção de Saturno, está previsto para 15 de setembro desse ano

A sonda Cassini, lançada há quase 20 anos pela NASA e desde 2004 girando na órbita de Saturno, deve fazer o processo de voo final na direção da atmosfera do Planeta dos Anéis começando no final do mês de abril. Durante esse tempo, ela realizou estudos e tirou fotos inacreditáveis que possibilitaram ao ser humano conhecer muito melhor o misterioso astro.

Após ter orbitado Saturno juntamente com o módulo Huygens – que se separou de Cassini para pousar no satélite Titã em 2005 –, a sonda vai ser desativada por falta de combustível, o que já era obviamente planejado pela agência espacial norte-americana. O fim do processo, que vai culminar com Cassini caindo na direção de Saturno, está previsto para 15 de setembro desse ano.

Cassini observa o Polo Norte de Saturno

Longa jornada

Cassini foi lançada ao espaço em outubro de 1998 por meio do foguete Titan IV-B / Centaur e levou nada menos que sete anos para chegar em Saturno, tendo feito durante o caminho sobrevoos em outros planetas, como Vênus e Júpiter. Ao chegar em seu destino, a sonda fez estudos e produziu imagens tanto do Planeta dos Anéis quanto de suas diversas luas.

Foi Cassini que achou um oceano global no satélite gelado Encélado e um mar de metano na lua Titã

Suas descobertas foram de extrema importância para o estudo do nosso Sistema Solar: foi Cassini que achou um oceano global – indicando atividade hidrotermal – no satélite gelado Encélado e um mar de metano na lua Titã.

Encélado, satélite de saturno em foto feita pela sonda Cassini

Difícil despedida

Em seu voo de despedida, a sonda vai conseguir coletar – pela primeira vez – amostras da atmosfera de Saturno

Com o combustível de Cassini acabando, ele será atirado em Saturno (um planeta gasoso) para evitar a contaminação biológica das luas do planeta, que ainda podem revelar muitas novas descobertas importantes. Para não desperdiçar os últimos movimentos da sonda, ela deve partir realizando uma missão derradeira nos 5 meses até 15 de setembro, quando vai desaparecer no interior de Saturno.

Em seu voo de despedida, a sonda vai conseguir coletar – pela primeira vez – amostras da atmosfera de Saturno, dos anéis principais, e ajudar a entender melhor a formação desse peculiar planeta do nosso sistema solar. Confira o vídeo que marca o início da missão de despedida da sonda Cassini:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.