Peggy Whitson é o terceiro ser humano com mais horas no espaço

1 min de leitura
Imagem de: Peggy Whitson é o terceiro ser humano com mais horas no espaço

Quantas vezes você já caminhou pelo espaço? Imaginando que a grande maioria dos nossos leitores não é composta por astronautas, creio eu que nenhuma vez. Já Peggy Whitson – bioquímica e engenheira de voo da NASA – bateu hoje (30) o recorde de passeios pelo espaço feitos por uma mulher: a astronauta flutuou pelo vazio fora de nossa atmosfera nada menos que oito vezes, batendo o recorde anterior, que pertencia à também americana Sunita Williams.

Whitson caminhou pelo espaço por cerca de seis horas e meia em torno da Estação Espacial Internacional (ISS), sendo essa sua oitava saída no total e a segunda em uma série de três programadas para este mês com o intuito de atualizar a ISS para receber possíveis voos comerciais em um futuro próximo.

A astronauta Peggy Whitson: que mulher!

Mulherão da p*rra!

A astronauta teve como missão instalar dispositivos de alta tecnologia na parte exterior da ISS para facilitar o acoplamento de espaçonaves na estação. Essa medida visa ao aumento do tráfego de veículos na estação, que, além de continuar recebendo cada vez mais foguetes do governo com pesquisadores e dispositivos científicos, pode passar a aceitar pousos comerciais quando eles começarem a decolar da Terra.

Em termos de horas no espaço, ela fica em terceiro lugar em toda a humanidade, atrás apenas de Anatoly Soloyev, com 68 horas, e Mike Lopez-Algeria, com 67

E Peggy Whitson não se destaca apenas por esse recorde. Ela já passou seis meses na ISS em 2002, sua primeira viagem. Esteve lá novamente em 2008, quando foi a primeira mulher comandante da Estação Espacial Internacional. Hoje, ela é a mulher mais velha a ter saído da atmosfera terrestre e, no total, já possui 59 horas de caminhadas pelo espaço.

Isso não é pouco: em termos de horas no espaço, ela fica em terceiro lugar em toda a humanidade, atrás apenas de Anatoly Soloyev, com 68 horas, e Mike Lopez-Algeria, com 67. Confira no vídeo a seguir as imagens de Whitson andando em torno da ISS e batendo esse recorde histórico:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.