Samsung registra patente de exoesqueleto à lá CoD: Advanced Warfare

1 min de leitura
Imagem de: Samsung registra patente de exoesqueleto à lá CoD: Advanced Warfare

Trajes inteligentes à la “Homem de Ferro” parecem ainda um sonho distante, mas armaduras como a usada por Tom Cruise em Edge of Tomorrow podem estar a um passo da realidade. É que a Samsung patenteou o que tem chamado de “robô vestível”, um exoesqueleto equipado com sensores que detectariam os movimentos dos músculos para prover mais torque às pernas dos usuários.

A armadura dedicada aos membros inferiores contaria com eixos conectados por ligas metálicas localizadas no quadril, joelho e tornozelo. A energia para o funcionamento do mecanismo seria estocada por uma mochila que também abrigaria os processadores do “wearable robot”.

O projeto faz referência também aos trajes usados pelos combatentes do jogo Call of Duty: Advanced Warfare, vale lembrar. Enquanto o desenvolvimento do “robô vestível” para militares parece se constituir como o principal objetivo da empresa sul-coreana, outras tarefas poderiam ainda ser executadas pelos usuários do exoesqueleto.

Tom Cruise, em Edge of Tomorrow.

Construção civil e manutenção elétrica, por exemplo, são setores que poderiam incorporar a invenção em seu cotidiano. O desenvolvimento de um mecanismo hidráulico para os membros superiores não foi mencionado pela Sammy. Importante destacar que o registro da patente não signfica o lançamento certeiro do traje. A ideia de prover mais "força" às pessoas por meio de uma armadura não é exatamente nova (veja aqui a Fortis em pleno funcionamento, um exoesqueleto pensado para ajudar operários a trabalhar com os mais pesados dos objetos e ferramentas).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.