Conheça o exoesqueleto que se adapta a você para aumentar a sua eficiência

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o exoesqueleto que se adapta a você para aumentar a sua eficiência

Os exoesqueletos, apesar de parecerem itens de filmes de ficção científica, já estão no mercado há algum tempo. Porém, até agora, eles eram criados geralmente com um propósito e um formato específico, impedindo que o mesmo equipamento fosse usado por diferentes pessoas em diferentes situações. Agora, pesquisadores da Carnegie Mellon University desenvolveram um aparelho desse tipo que pode se adaptar facilmente às peculiaridades do usuário e potencializar o seu uso em praticamente qualquer cenário.

Todo o segredo dessa nova versão da tecnologia se concentra em um assistente mecanizado para os tornozelos e, claro, em algoritmos que avaliam com detalhes o perfil de cada indivíduo que veste o exoesqueleto. Após testes ostensivos na esteira e com os devidos ajustes, o equipamento pode ajudar você a carregar mais peso enquanto anda por aí, caminhar conservando mais energia nas passadas ou facilitar consideravelmente a subida de uma ladeira – evitando que você fique sem fôlego no final do trajeto.

Teste com o exoesqueleto

Segundo a reportagem da Ars Technica, basta uma hora de testes para que toda a aparelhagem seja adaptada ao indivíduo, podendo levar a melhorias de até 40% em seu gasto energético ou desempenho em corridas. Estudando 14 voluntários e revisando todos os dados obtidos pelo software de análise e configurações, os pesquisadores descobriram que, enquanto alguns controles são universais – funcionando para todo mundo –, ajustes finos e personalizados são essenciais para que se obtenha a melhor performance com o dispositivo.

O aparelho pode facilitar a recuperação de pacientes e acelerar a sua reabilitação

Vale notar que, mesmo que o projeto fale de otimizações bem interessantes para atletas, trabalhadores e outros profissionais que podem se beneficiar da força extra e da redução do cansaço, o potencial real desse sistema é o foco na terapia para quem tem algum tipo de lesão ou deficiência física. Reduzir a tensão no tornozelo, a pressão nas panturrilhas e a energia usada nas pernas, por exemplo, pode facilitar a recuperação de pacientes e acelerar a sua reabilitação. E aí, você usaria algo assim no seu dia a dia?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.