Hyundai está trabalhando em exoesqueletos robóticos

1 min de leitura
Imagem de: Hyundai está trabalhando em exoesqueletos robóticos

A Hyundai, marca que muitas vezes é lembrada pelos seus automóveis, também trabalha com tecnologia de ponta aplicada a outras áreas. Recentemente, a companhia sul-coreana divulgou o protótipo de um exoesqueleto robótico que pode aumentar várias vezes a força do operador.

O traje é fruto da plataforma de desenvolvimento Hyundai H-LEX, que começou a operar no ano passado. Segundo a empresa, os projetos têm por objetivo diminuir a probabilidade de acidentes e também ajudar pessoas na reabilitação de lesões. Os equipamentos ainda poderiam ajudar na locomoção de idosos e pessoas com outros tipos de deficiências físicas.

Os exoesqueletos não serão usados apenas na área da saúde, e se espera que eles sejam capazes de atuar também em campos de batalha permitindo que soldados possam carregar equipamentos pesados durante longos períodos. As máquinas também serão de grande utilidade em fábricas, já que operários poderão manipular cargas de grande tamanho com muito mais facilidade e segurança.

Os esqueletos se adaptam perfeitamente ao corpo e se mantêm no lugar através de cintos que ficam no peito, nos braços, nas pernas e nos pés do usuário. As articulações, por sua vez, tentam reproduzir os mesmos movimentos do corpo humano.

Pelo menos por enquanto, os modelos mais complexos precisam estar ligados a um fio de energia, o que acaba limitando as possibilidades. A Hyundai, entretanto, explica que continuará apostando suas fichas nos exoesqueletos, que “finalmente conduzirão à livre circulação de pessoas e coisas”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.