Nesta série de artigos para desmitificar o Excel estamos ensinando como usar um dos editores e criadores de planilhas mais completo do mercado: o famoso Excel. Hoje vamos ensinar como usar a ferramenta de “Quebra automática de texto” e deixar seus textos mais organizados e bonitos.

Para que serve?

A ferramenta para quebra automática de texto serve para deixar todo texto de uma célula visível, ou seja, ao utilizar esta ferramenta você espalha todo o texto pela célula. Para mostrar como usar a ferramenta de “Quebra automática de texto” utilizamos o Excel 2007.

Para começar, você precisar abrir ou construir uma planilha com dados. Estes dados podem ser números ou letras, você quem sabe. No nosso caso, como exemplo, utilizamos o nome de algumas cidades e uma pequena descrição da mesma. Depois de inserir os dados, provavelmente ele não caberá na célula e é aí que você pode usar a ferramenta de quebra de texto.

Para deixar o texto visível, selecione a célula que contém o texto que você deseja quebrar e vá até o atalho da ferramenta. Provavelmente o atalho estará localizado ao lado dos botões para alteração de fontes e alinhamento do texto.

Atalho na interface do Excel.

Depois de clicar, veja como fica o texto:

Depois de usar a ferramenta.

Se você não encontrar a tecla de atalho para a quebra do texto, é possível adicioná-la ao Excel. Para isso, vá até “Personalizar Barra de Acesso Rápido/Mais Comandos”.

MAis comando para inserir a tecla de atalho.

Assim que a janela abrir, na janela “Escolher comandos em:” selecione “Todos os comandos” e procure o botão “Quebrar texto automaticamente” e adicione.

Clique em adionar para inserir o atalho na interface.

Pronto! Seu texto já está visível e um pouco mais organizado. Uma dica: se você clicar duas vezes sobre as divisões das células, é possível, automaticamente, adaptá-la ao tamanho do texto.

Dois cliques para aumentar a célula.

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