Visualize o conteúdo de seus arquivos do Excel antes de abri-los

1 min de leitura
Imagem de: Visualize o conteúdo de seus arquivos do Excel antes de abri-los

Ter que abrir várias planilhas do Excel pra descobrir qual aquela que você realmente precisa pode ser bastante irritante, não é?! Eu particularmente não gosto. Para facilitar a vida de todos, o criador de planilhas da Microsoft possui uma opção que, se habilitada, faz com que todos os arquivos salvos contem com uma miniatura para visualização prévia de seu conteúdo.

Os usuários do Windows Vista têm duas maneiras para habilitar a opção de miniaturas: uma simples e outra um pouco mais trabalhosa. Infelizmente para quem utiliza o Windows XP só sobrou a maneira mais trabalhosa, que ainda assim é bem fácil. Vamos lá então?!

Só no Windows Vista

Quando você clica na opção “Salvar Como” do Excel, uma caixa de diálogo é mostrada, contendo diversas opções. Uma delas é a “Salvar Miniatura”, presente logo abaixo do local para inserir o nome do arquivo. Marcando esta opção, todos os arquivos que forem salvos passarão a ter uma miniatura para pré-visualização. Fácil, não é?!

No Windows Vista é mole!

Vista e XP

A segunda maneira de habilitar as miniaturas é um pouco mais trabalhosa que a anterior, e também é a única possível para usuários do Windows XP. Mas, seguindo os passos abaixo você não terá problema algum.

1) Clicando no Botão Office, selecione a opção “Preparar” e, em seguida, escolha “Propriedades”.

2) Uma janela com algumas opções será mostrada logo acima da área de trabalho do aplicativo. Nela é possível editar várias características do documento como autor, assunto, palavras-chave e muito mais. Clique em “Propriedades do Documento” e escolha a opção “Propriedades Avançadas...”.

3) Agora, na aba “Resumo” marque a caixa da opção “Salvar visualização da imagem”.

Passo-a-passo

Pronto! Não foi tão difícil assim, foi?! Uma última dica: toda vez que você for salvar o documento de um autor diferente, será preciso configurar as opções novamente. Agora você não precisa mais ficar abrindo centenas de planilhas para descobrir qual era aquela que continha os dados que procurava.

Bom pessoal, é isso aí! Espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!

Miniaturas de planilhas do Excel

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.