As 6 principais feiras anuais de tecnologia ao redor do mundo [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: As 6 principais feiras anuais de tecnologia ao redor do mundo [vídeo]

Durante todo o ano, o público fanático, os empresários do ramo e a imprensa especializada se reúnem em alguns lugares especiais, que são verdadeiros templos da tecnologia. Estamos falando das feiras e conferências, que estão espalhadas por todos os continentes e miram os mais variados públicos e mercados.

Quem acompanha o TecMundo de janeiro a dezembro sabe que alguns períodos são de intensa atualização com lançamentos em smartphones, consoles, laptops e por aí vai, além de muitos produtos bizarros ou ideias incríveis em busca de investimento.

Para a lista a seguir, selecionamos apenas seis das mais incríveis feiras em três continentes, levando em consideração área de atuação e popularidade.

1. Consumer Electronics Show (CES)

Essa é figurinha carimbada: além de ser a maior em eletrônicos do mundo, a CES abre o ano dos grandes eventos. Ela acontece no começo de janeiro e existe desde 1967, com atual sede em Las Vegas. Antes, dividia-se em dois eventos (no verão e no inverno), mas logo foi unificada. A CES destaca por ser mais voltada ao mercado, com a exibição de produtos para investidores e jornalistas. Grandes tecnologias surgiram por lá, como o gravador de videocassete, o DVD, o primeiro Xbox e as TVs de plasma.

2. Mobile World Congress (MWC)

Essa acabou de acabar em 2016! A MWC é a maior feira mobile do mundo. Ela começou em 1987 e antes era voltada pra executivos de operadoras de telefonia e fabricantes. Não faz muito tempo que a feira em Barcelona começou a apresentar também lançamentos para o consumidor em tablets, smartphones e smartwatches, concentrando os primeiros top de linha de um ano. Só em 2016, o Samsung Galaxy S7, o LG G5, o Xiaomi Mi5 e a linha Xperia X foram anunciados por lá.

3. Computex

Também com cobertura constante do TecMundo, a Computex Taipei é a maior feira de eletrônicos da Ásia. Criado em 1981, o evento em Taiwan é uma boa oportunidade para conferirmos o que está bombando no outro lado do mundo — várias coisas com chances de desembarcarem no Ocidente. Marcas como ASUS, NVIDIA e MediaTek anunciam muitos produtos por lá.

4. Electronic Entertainment Expo (E3)

A E3 praticamente dispensa apresentação. A maior feira do mundo dos games começou em 1995 e costuma acontecer em junho. O evento escolheu Los Angeles como sede e é visitado somente mediante convite ou registro de empresa ou imprensa. Aguardada durante todo o ano, ela já foi palco de anúncios (e deslizes!) épicos de consoles e títulos de Sony, Sega, Nintendo e Microsoft, só para citar algumas das participantes.

5. CeBit

A CeBIT significa Centro de Automação de Escritório, Tecnologia da Informação e Telecomunicação e não é tão famosa assim. Ela acontece em Hanover, na Alemanha, desde a década de 70. O evento é simplesmente o mais diversificado em representação internacional e um dos maiores em público, pois não é selecionado ou fechado como os demais. Steve Wozniak , Eugene Kaspersky e Arnold Schwarzenegger já deram palestras por lá. Só que as conferências perderam muito espaço para outros eventos: ela acontece em março, pouco depois de MWC e CES, que muitas vezes são preferidas pela imprensa e por fabricantes.

6. Internationale Funkausstellung Berlin  (IFA)

A IFA é o principal evento europeu de tecnologia. Ele acontece em setembro na capital da Alemanha e é direcionado a produtos e inovações em geral. A feira existe desde 1924 e já abrigou exibições pioneiras de televisores e gravadores de áudio. Até Albert Einstein participou de uma edição.

Qual é a sua feira de eletrônicos favorita? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.