Além da nostalgia: por que as TVs de tubo ainda estão em torneios de games?

2 min de leitura
Imagem de: Além da nostalgia: por que as TVs de tubo ainda estão em torneios de games?

Se você é um fã de games e tecnologia, provavelmente também fica de olho nos lançamentos de monitores e televisões LED ou LCD para acompanhar a sua jogatina no melhor estilo, não é mesmo? Pois, ao contrário do que você espera, essas belezinhas tecnológicas nem sempre são as melhores escolhas para os competidores de jogos. Em grandes torneios de eSport, muitas vezes os organizadores e jogadores trocam as modernas TVs pelos aparelhos antigos de CRT, aquele de tubo mesmo — e há uma razão muito justa para isso acontecer.

Talvez o caso mais icônico do uso das televisões antigas esteja dentro da comunidade de Super Smash Bros. Melee. Lançado em 2001 para o GameCube, o jogo atrai uma série de fascinados pelo cenário competitivo até hoje. O campeonato mais popular da comunidade de games de luta, o Evolution, chegou a 2.373 competidores na edição de 2016 do torneio de Melee. Apenas Street Fighter V e Super Smash Bros. for Wii U superaram este número.

Mas, por conta da idade do jogo e do próprio console, os jogadores se recusam a usar os aparelhos novos por conta do “delay” das TVs modernas com os cabos de antigamente. Há um atraso de frações de segundos até a televisão converter o sinal analógico do video game para o painel de alta resolução — e isso pode ser responsável por um competidor profissional errar uma sequência de golpes ou contra-ataques que dependem de limites muito restritos de tempo.

Campeonato de Smash Bros. Melee na DreamHack Winter 2016, no último final de semana

Para evitar que um jogador aperte um botão e a ação demore até ser representada na tela, os organizadores de Super Smash Bros. Melee já levam a regra padrão da comunidade: todas as estações de competição contam com televisões CRT. Embora já seja possível encontrar aparelhos LCD com tecnologias que inibem o “delay”, as TVs de tubo ainda são as soluções mais fáceis tanto para os competidores treinarem quanto para os organizadores de evento.

Isso cria situações únicas dentro dos campeonatos de eSport pelo mundo inteiro. A DreamHack Winter 2016, realizada no último final de semana na cidade sueca de Jönköping, contou com competições internacionais de Counter-Strike: Global Offensive, Hearthstone: Heroes of Warcraft, DotA 2 e muitos outros jogos.

Mas, em meio ao saguão lotado por computadores poderosos e monitores de alta geração, o campeonato de Smash Bros. Melee banhava o resto do evento com a luz magnética e chamativa das televisões de tubo. Uma escolha que vai além da pura nostalgia, concorda?

Via TecMundo Games.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.