Se você estava precisando de um bom motivo ou incentivo para se levantar do sofá e começar a caminhar, que tal fazer isso em troca de dinheiro? É com essa oferta tentadora que uma nova moeda virtual surge no mercado.

A bitwalking é uma criptomoeda nos moldes da bitcoin, mas que não é gerada por "mineração". Um dólar da bitwalking (1 BW$) é gerado para cada 10 mil passos que você der. A ideia é estimular os exercícios físicos, tentar diminuir a quantidade de carros nas ruas e reduzir a poluição.

A bitwalking é gerada em um app para smartphones Android e iOS que realiza a contagem. E nem adianta tentar trapacear, pois o algoritmo do sistema consegue identificar fraudes na geração de passos.

Sem parar

Por enquanto, a nova moeda virtual ainda não está popularizada e só pode ser testada via convite em alguns países asiáticos ou africanos, além do Reino Unido. Um dos objetivos é justamente gerar uma pequena renda extra para quem precisa caminhar demais para chegar a um trabalho duro que não pague tão bem assim.

Por enquanto, são poucos os parceiros. A fabricante japonesa de eletrônicos Murata já trabalha para lançar uma pulseira inteligente que calcule melhor os dólares bitwalking, um festival de música britânico pode aceitá-la como moeda e lojas de sapatos já negociam com os responsáveis pela ideia.

Você acredita que o bitcoin vai crescer ao ponto de se tornar uma opção viável a qualquer tipo de transação? Comente no Fórum do TecMundo