Novo tênis da Nike é um par de meias de alta tecnologia

1 min de leitura
Imagem de: Novo tênis da Nike é um par de meias de alta tecnologia

A Nike acaba de anunciar o lançamento de um tênis para maratonistas, inspirado em um par de meias. O Flyknit foi desenvolvido para dar a sensação de que o atleta está usando uma segunda pele e nem perceba que tem um par de tênis nos pés.

Mas como transformar um par de meias em um calçado de alta performance? Esse foi o primeiro desafio encontrado pela Nike, já que não existia no mundo uma tecnologia que permitisse a criação de algo desse tipo.

A empresa levou quatro anos de trabalhos conjuntos com programadores, engenheiros e designers para criar os materiais perfeitos que oferecessem o melhor desempenho, aliado à flexibilidade, ao suporte e à respirabilidade. Tudo em uma única camada. Para isso, a empresa teve que desenvolver máquinas especiais e softwares, para criar as intrincadas fibras que compõem o calçado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nike)

Como resultado, a Nike conseguiu desenvolver um tênis de corrida ultraleve, que emprega apenas os materiais estritamente necessários para a sua fabricação. A parte superior do Flyknit é composta por uma única peça, eliminando qualquer desperdício ou material desnecessário, resultando em um calçado que pesa menos de 160 gramas — 19% mais leve que o modelo anterior da Nike utilizado pelos medalhistas de ouro, prata e bronze, vencedores da maratona dos campeões do mundo de 2011.

Os modelos serão usados pelos melhores maratonistas do planeta durante as olimpíadas de Londres, incluindo os atletas quenianos, britânicos, norte-americanos e russos. O lançamento será em julho, e os preços ainda não foram divulgados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.