Se você curte falar “imagina na Copa” para todo problema que vê pelas ruas das grandes cidades brasileiras, deve ser porque ainda não soube do que acontece em Sochi, na Rússia, a cidade que recebe as Olimpíadas de Inverno deste ano.

Por lá, os hotéis podem não ter chão, a água pode não ser transparente e você pode ter seu smartphone ou computador hackeado em segundos quando está conectado a uma rede WiFi pública. As informações são da rede de TV NBC, que mostrou como todos os aparelhos de um de seus enviados para a cobertura dos jogos foram hackeados.

Os testes preliminares foram feitos com dois “dispositivos-isca”, sendo que a emissora já estava sabendo da invasão de aparelhos em massa na cidade. Acontece que, depois de comprovada tal teoria, o enviado Richard Engel explicou que praticamente todos os dispositivos que ele levou para a Rússia foram atacados quando conectados à internet.

A Kaspersky está fazendo a segurança virtual do evento, mas a própria empresa avisa que, como incontáveis dispositivos estarão sendo conectados à internet na cidade nos próximos dias, os hackers terão muitos alvos desprotegidos para atacar. As autoridades locais têm inclusive avisado todos os visitantes sobre os riscos de ter informações e arquivos roubados através de conexões inseguras e até aparentemente protegidas.

Cupons de desconto TecMundo: