Erro 404: E se os heróis não tivessem acesso à tecnologia? [ilustração]

5 min de leitura
Imagem de: Erro 404: E se os heróis não tivessem acesso à tecnologia? [ilustração]

Confira as nossas projeções! E desculpe pela piada infame! (Fonte da imagem: iStock)

O mundo está em perigo, sendo atacado por vilões extraterrestres armados com bombas perigosas — ou então um vírus de computador foi disseminado em todo o planeta e transformou todos os sistemas operacionais do mundo no Windows Vista. O que você vai fazer para se livrar de todos os perigos que envolvem esse processo? Chamar um super-herói, é claro.

No entanto, se o Super-Homem estiver de folga e o Aquaman não puder resolver seus problemas, você terá que apelar para heróis que não possuem superpoderes, mas que ficaram fortes por causa da tecnologia. Pois é! Nem todos os heróis conseguiram desenvolver poderes porque são oriundos de outros planetas ou porque nasceram com dons especiais.

E se esses heróis que precisam da tecnologia não tivessem acesso a ela? Isso seria um problema sério para a humanidade ou eles conseguiriam utilizar o heroísmo para driblar as dificuldades e fazer com que os bandidos fossem completamente exterminados? A verdade é que isso depende muito de cada um deles, mas nós imaginamos algumas situações para mostrar como isso aconteceria.

Batman: o herói do patinete

Pense em quantos dos poderes do Homem-Morcego são relacionados diretamente à tecnologia. Ele precisa do bat-carro para percorrer longas distâncias com velocidade, pois não pode voar. Precisa do cinto de utilidades para abrir portas, pois não pode quebrar paredes com a superforça. Ele precisa de um cartão de crédito para comprar passagens intercontinentais, pois não pode voar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com isso, o Bruce Wayne sem tecnologia avançada teria que enfrentar seus inimigos apenas com os punhos ferozes — que ele treinou em uma academia de Boxe de verdade, pois não pode utilizar o Wii Boxe e nem o Kinect Muay Thai Training — e com um pouco de raiva.  Ele também teria que aprender a desviar de disparos inimigos, pois a armadura poderosa seria bem menos eficiente.

Para chegar aos esconderijos dos bandidos, nada de bat-carros, bat-motos ou pirulitoquebatebate... Tudo o que o morcegão poderia utilizar seria um patinete — ele também poderia usar um bicicleta, mas “batinete” é muito mais legal que “bat-bike”.  Será que o herói de Gotham teria condições de vencer os vilões mais perigosos dessa maneira?

Capitão América franzino

Existe algo mais resistente no mundo do que o escudo do Capitão América? Se existe, ainda não foi mostrado para a raça humana. O material, que é composto de Vibranium e Adamantium — mesma liga utilizada pelos smartphones mais antigos da Nokia — consegue absorver qualquer impacto. E isso inclui disparos de canhões de plasma e até mesmo chutes do Chuck Norris.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Sem a tecnologia avançada, o herói não poderia contar com esse objeto precioso e extremamente necessário nas batalhas. E sabe o que mais ele não teria? Força, agilidade, músculos e todos os outros atributos desenvolvidos a partir do soro do supersoldado — e aquelas garrafinhas de água que o Pernalonga usou em Space Jam não surtiriam tanto efeito.

Franzino, Steve Rogers seria somente Steve Rogers, e você dificilmente ouviria alguém dizer o nome dele. Pois é. O Capitão América, orgulho da nação estadunidense e melhor amigo de Barack Obama, seria apenas um jovem magricela sem chances nos campos de batalha. Grandes chances de ele sofrer bullying no colégio, inclusive.

Ciclope, o churrasqueiro

Quase todos os heróis que fazem parte da equipe do Professor Xavier (os X-Men) nasceram com suas habilidades especiais, pois são mutantes e isso acontece já na genética deles. Mas a tecnologia é muito necessária para que eles consigam utilizar melhor os poderes que possuem — ou mesmo para que consigam conviver em sociedade, como acontece em alguns casos mais específicos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Um dos exemplos mais claros é o Ciclope. O herói possui a habilidade de disparar poderosos raios de energia concentrada por seus olhos, o que pode acabar com os inimigos em poucos segundos. E é com a utilização de seus óculos especiais (construídos com ligas de quartzo rubi) que Scott Summers consegue bloquear os raios e evitar que pessoas inocentes sejam machucadas.

Mas e se ele não pudesse utilizar a proteção? Certamente algo trágico aconteceria. É possível que ele não sobrevivesse até a idade adulta, pois poderia ter incendiado o próprio berço, carrinho de bebê, a casa em que vive, o ônibus escolar, a escola ou qualquer outra estrutura em que ele estivesse. Felizmente existe a tecnologia e a proteção ocular.

Homem-Aranha, cadê você?

Praticamente tudo o que transformou Peter Parker em um super-herói existe apenas por causa dos avanços tecnológicos. Sem eles não haveria aranha radioativa para picar o jovem. Sem eles não haveria tintura de cabelo para a Kirsten Dunst ficar ruiva no cinema e também não seria possível construir teias artificiais. Resumindo: o mundo seria uma grande chatice.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para prender os bandidos, nada de teias poderosas para fazer com que eles fiquem imobilizados. O máximo que teríamos seria uma corda bem amarrada ou fitas adesivas com alto poder de fixação. A corda mencionada também poderia ser utilizada para a locomoção do herói, já que ele não teria tanta facilidade para se balançar entre os prédios.

Quer ainda mais exemplos de dificuldades pelas quais o Homem-Aranha passaria nas suas lutas — além do já mencionado fato de que ele não existiria sem a aranha criada em laboratório? Mais nenhuma. Pois é, ele possui poucos poderes, e isso representa poucas responsabilidades. Pelo menos ele seria mais legal do que o Homem de Ferro, que não teria nada de bom sem os equipamentos hi-tech.

.....

Vale dizer que há alguns outros problemas que a Terra enfrentaria sem a tecnologia para os super-heróis. Apesar de termos citado o Super-Homem no começo da matéria como um dos únicos que permaneceriam com poderes especiais, a grande verdade é que eles não seriam úteis. Sem a tecnologia avançada, os kriptonianos não teriam como enviar o jovem Kal-el para a Terra.

E esses são apenas alguns dos exemplos, não é mesmo? Será que existe algum super-herói que conseguiria salvar a Terra sem grandes tecnologias? Será que as batalhas intergalácticas seriam disputadas nos octógonos do UFC? Não fazemos a mínima ideia!

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: Aline Sentone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.