Erro 404: resoluções de 2012

4 min de leitura
Imagem de: Erro 404: resoluções de 2012

Se alguém lhe perguntar quais são as suas resoluções para 2012, não responda “1080p” (e também não faça as piadas do pavê ou as clássicas “desde o ano passado”). Sempre que ouvir essa pergunta, diga quais são seus planos para o ano. Mas você já sabe quais serão suas ações para os próximos 12 meses?

O Tecmundo trouxe algumas dicas de várias coisas (relacionadas à tecnologia) que podem ser feitas por você em 2012. Então prepare sua listinha e vamos aos itens que não podem faltar nas resoluções de Ano-Novo. Será que você consegue fazer com que elas se cumpram ou vai apenas deixá-las junto com o “regime de segunda-feira”?

Deixar o MSN de lado por algumas horas

Nós, do Tecmundo, temos certeza de que você vai conseguir ter uma vida social muito mais legal se deixar o MSN de lado por algumas horas, todos os dias. Conversar pessoalmente pode ser muito mais divertido e – completamente – menos frio do que apenas digitando. Mas se você acha que fazer isso é muito difícil, utilize um processo gradativo de aprendizado.

No primeiro dia, apenas desligue o computador cinco minutos mais cedo e conviva com seus familiares por um tempo. No dia seguinte, tente sair de casa para ir até a padaria e diga “bom dia” para algum vizinho que encontrar. O próximo passo é conversar com alguém na fila do mercado, até que você se sinta confortável para diálogos mais profundos.

Quem sabe, em algumas semanas você já vai conseguir conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, discutindo sobre os temas mais relevantes que existem em comum. Mas para tudo é necessário um primeiro passo. Como já dissemos anteriormente, o que você precisa fazer é tentar deixar o MSN de lado um pouquinho.

Parar de usar a Wikipédia como fonte de trabalho

Para ilustrar melhor este trecho do artigo 404, vamos imaginar uma situação. Em uma sala de aula qualquer, um grupo de estudantes está pronto para apresentar um trabalho sobre a Guerra Fria. Toda a sala sabe a matéria e a nota refletirá diretamente na aprovação ou reprovação dos estudantes. Eis aqui um resumo do ocorrido:

“Bom dia, turma. Bom dia, professora. Hoje nós vamos falar sobre a Guerra Fria, que envolveu os Estados Unidos e a União Soviética. Um dos principais motivos para as disputas era a rivalidade dos dois países no mundial de Hockey – e é daí que vem o nome do conflito.”

Tipo de pessoa que usa a Wikipédia na escola

Você percebeu alguma coisa errada na história do nosso amigo? Bem, a professora percebeu e foi bem clara em seu parecer: “Parabéns para o grupo... Vocês foram tão bem que quero todos de novo na minha turma no ano que vem! Reprovados”. Pois é, parece que a fonte que eles utilizaram para o trabalho estava bastante enganada sobre a Guerra Fria.

A Wikipédia pode ser muito útil para vários assuntos, mas é sempre bom checar as fontes antes de assumir que tudo o que está lá é verdadeiro. Devido à natureza aberta, qualquer pessoa pode editar os artigos existentes nos servidores, o que significa que muitos “engraçadinhos” podem ser sacanas o bastante para alterar documentos.

Geralmente, quando isso acontece não demora mais do que algumas horas para a Wikipédia ser consertada, mas caso você seja azarado a ponto de encontrar o material com os erros, vai sofrer as consequências. Por isso, em 2012 você vai precisar ser muito mais investigativo em seus trabalhos escolares.

Deixar de ser um fanboy

Você se lembra de quando o Tecmundo mostrou para todo mundo o que eram os fanboys? Pois se você continua agindo como um deles, este ano será sua última chance de fazer com que as pessoas parem de fugir de você – e há grandes chances de essa frase ser literalmente verdadeira, afinal de contas, estamos em 2012.

O problema maior é que muitos não sabem que são fanboys. Assim como a grande maioria dos problemas, é difícil reconhecer que temos algumas falhas. E se você não sabe exatamente o que caracteriza um fanboy, confira uma rápida lista de frases típicas dessas pessoas e saiba exatamente o que deve ser evitado durante os próximos meses:

  • O meu é melhor que o seu;
  • PlayStation apavora o Xbox;
  • Xbox é bem melhor do que o PS Lixo;
  • Mac é pra playboy;
  • Windows é tudo pirata;
  • Linux é pra nerd.

Usar o Facebook com consciência

Existe um estudo que mostra que 40% das pessoas que excluem amigos do Facebook o fazem porque não aguentam mais dar “risadas no Face”. Por isso, em 2012, você pode escolher se vai continuar a fazer parte das estatísticas negativas da maior rede social do mundo ou se prefere optar por um convívio amigável na internet.

Outra coisa que pode ser evitada no Facebook são as indiretas. A cada dia, mais e mais pessoas utilizam suas postagens para enviar recados para ex-namorados, amigos com quem brigaram ou qualquer pessoa que tenha sido desagradável de alguma forma. É fácil identificar este tipo de mensagem, porque elas geralmente começam com “Gente que...”.

O que mais?

Fizemos uma lista com várias atitudes que podem ser tomadas por quem quer ser uma pessoa muito melhor em 2012. Como já dissemos, todas são relacionadas à tecnologia.

  • Não colocar a culpa no controle, quando perder uma partida no video game;
  • Não xingar pessoas que preferem outras marcas;
  • Não comentar “First”;
  • Não ofender os narradores e apresentadores que aparecem nos vídeos do Baixaki;
  • Não oprimir pessoas que conhecem menos sobre determinado assunto;
  • Ler o texto até o fim para verificar se não era irônico antes de xingar nos comentários;
  • Não repassar apresentações do Power Point;
  • Instruir sua mãe e suas tias que apresentações do Power Point podem incomodar;
  • Não marcar seus amigos em fotos do Facebook apenas para divulgar algum evento;
  • Parar de brigar com seus contatos porque eles gostam de bandas diferentes das suas preferidas.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.