Dubai quer construir a primeira cidade de climatização controlada do mundo

2 min de leitura
Imagem de: Dubai quer construir a primeira cidade de climatização controlada do mundo

Enquanto algumas das nações mais ricas do planeta têm se focado no problema das mudanças climáticas e em meios para que a humanidade cause menos impacto no meio ambiente, as autoridades de Dubai têm planos para eliminar de uma vez por todas ambas as preocupações através da construção de uma cidade de clima controlado.

Chamado de “Mall of the World” (“O Shopping do Mundo”, em tradução livre), a minimetrópolis com quase 1,5 milhões de metros quadrados seria a primeira construção do tamanho de uma cidade totalmente cercada a fim de fazer com que os moradores evitem as condições externas por períodos estendidos.

Usando mais de 7 km de calçadas cobertas, a visão da Dubai Holding, a desenvolvedora do projeto, é dar aos visitantes a experiência de uma vida normal na cidade, dentro de um ambiente controlado por semanas.

Motivações do projeto

Embora a ideia de um isolamento massivo possa parecer algo “sem noção” para alguns, devido às temperaturas extremas de Dubai, que podem chegar a 40 °C, o ambiente de temperatura controlada pode tornar-se o lugar mais popular da região. Durante os meses de inverno em Dubai, quando a temperatura fica em torno de 22 graus, as calçadas enclausuradas da cidade seriam abertas para receber ar fresco.

“Turismo é a chave de nossa economia e nós estamos nos focando em fazer dos Emirados Árabes Unidos um ponto turístico durante todo o ano,” disse o Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o governante de Dubai, em uma publicação no dia 5 de julho. “É por isso que começaremos a trabalhar para prover um ambiente de temperatura controlada e agradável durante os meses de verão.”

Sob a redoma

Junto ao anúncio do projeto, a empresa desenvolvedora também revelou o teaser em vídeo  acima, que mostra o design da cidade climaticamente controlada, um conjunto de imagens futurísticas que lembram bastante cidades isoladas de filmes de ficção científica como “Fuga no Século 23”.

Embora a intenção imediata do Mall of the World seja a de oferecer luxo em meio ao deserto —  em contraponto à poluição crescente de grandes cidades como Pequim —, o desenvolvimento de proteções à prova de clima atmosférico pode ensinar ao mundo uma forma de isolamento massivo, caso um dia precisemos disso.

A empresa ainda não disse quanto a obra custará, nem quando ficará pronta, mas, visto que Dubai tem um histórico de projetos ambiciosos que deram certo, como as ilhas artificiais Palm Islands, não há por que duvidar que isso venha a se concretizar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.