Elevador sem cabos e que anda na horizontal é inaugurado na Alemanha

1 min de leitura
Imagem de: Elevador sem cabos e que anda na horizontal é inaugurado na Alemanha

A fabricante de elevadores Thyssenkrupp anunciou a inauguração do primeiro sistema de elevadores sem cabos horizontal-vertical do mundo. Não entendeu o conceito? Calma que o TecMundo explica.

O equipamento pode se mover em duas direções: para cima e para baixo (na vertical) e de um lado para outro (na horizontal). O sistema, chamado “MULTI”, oferece várias cabines, operando em loop dentro do sistema.

O conceito “sem cabos” vem da ideia de o elevador dispensar essa estrutura de elevação, funcionando com trilhos, como um sistema de metrô dentro de um prédio. Caso a máquina precise mudar o sentido, pontos específicos das linhas giram em seu próprio eixo, permitindo que ele siga seu curso.

O equipamento se move a incríveis 18 metros por segundo e requer menor espaço do que os elevadores convencionais, aumentando a área útil do edifício em até 25%. Ele conta com um sistema de freio de vários níveis, dados sem fio e gerenciamento de energia em cada uma das cabines.

O passeio inaugural do “MULTI” está ocorrendo na torre de teste de 246 metros em Rottweil, sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Thyssenkrupp na Alemanha. Três eixos são dedicados a testar o sistema de elevador MULTI sem cabos. Esse sistema será instalado em breve no novo edifício East Side Tower, em Berlim.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.