Mito ou Verdade: se eu ligar um notebook ao nobreak, estraga?

2 min de leitura
Imagem de: Mito ou Verdade: se eu ligar um notebook ao nobreak, estraga?

Nobreak é uma fonte de alimentação ininterrupta, um equipamento que armazena energia para provê-la a outro. É bastante comum as pessoas terem esse tipo de aparelho em casa, no qual conectam o computador, por exemplo, para que, em caso de queda de energia, seja possível desligar a máquina manualmente, diminuindo os riscos de dano.

O usuário Rosulino levantou essa questão no Tirá-Dúvidas do Tecmundo. A resposta a esse questionamento é bastante simples: sim, isso é possível. Contudo, não é necessário. Entenda agora por que você pode ligar seu notebook ao nobreak e também os motivos que tornam essa prática desnecessária.

Ele não é inimigo do seu notebook, mas é perfeitamente dispensável

Fonte da imagem: Divulgação / MultiLaser

Por que pode?

Sustentar um equipamento ligado em caso de falhas de energia é apenas uma das funções de um nobreak. Ele serve também para estabilizar alterações de frequência e tensão, o que ajuda a manter o computador funcionando corretamente, além de evitar danos ao hardware do PC.

A corrente elétrica que chega pela tomada vem em forma de ondas senoidais (ondas em formas curvilíneas), enquanto que o que o nobreak faz é transformá-las em ondas quadradas (de formato retangular).  Isso pode gerar algumas dúvidas nos usuários, contudo, o fato da saída da corrente no nobreak ser retangular não afeta em nada fonte do computador.

As fontes de computador atualmente são quase todas equipadas com um filtro capacitivo, um dispositivo que tem como finalidade eliminar as variedades de tensão, o que poderia prejudicar o funcionamento do computador. Ou seja, o equipamento trabalha perfeitamente com corrente elétrica em forma de onda senoidal ou quadrada.

Sendo assim, você pode tranquilamente usar um nobreak junto com o notebook, pois ele trabalha de modo semelhante a uma bateria e continua enviando corrente alternada para o equipamento. Em suma: ele não causa nenhum prejuízo ao desempenho energético do laptop.

Por que é desnecessário?

Como dito no parágrafo acima, o nobreak funciona de modo semelhante a uma bateria. Ele pode ser “online” (puxa energia da tomada, armazena e então alimenta o computador) ou “off-line” (guarda energia para casos de emergência, mas faz uma ligação direta entre a tomada e o dispositivo alimentado), porém, como você está usando um laptop, que já possui bateria, os benefícios de uma fonte ininterrupta são dispensáveis.

Além disso, atualmente, a maioria das baterias de notebooks está equipada com sistemas que protegem o aparelho contra variações de frequência, filtrando e estabilizando a energia. Ou seja, os laptops já contam com um nobreak próprio e por isso não é aconselhável usar um computador portátil sem bateria, ligado diretamente na tomada, pois uma simples queda de energia pode comprometer todo o PC.

Outro motivo que torna desnecessário o uso de fontes externas de fornecimento ininterrupto de energia é o tamanho desses equipamentos. Usar um nobreak em casa é algo simples, afinal, é possível deixá-lo sob a mesa sem problemas. Porém, carregar um trambolho desses para todos os lugares junto com o notebook pode ser algo pouco conveniente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.