Vendas de dispositivos com plugues antigos está proibida

1 min de leitura
Imagem de: Vendas de dispositivos com plugues antigos está proibida

A partir desta sexta-feira (primeiro de julho) está proibida a venda no Brasil de aparelhos elétricos com tomadas fora do padrão estabelecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Lojas que ofertarem produtos com o padrão antigo podem ser obrigadas a pagar multas de até R$ 1,5 milhão.

(Fonte da imagem: Inmetro)

Segundo Alfredo Lobo, diretor de Qualidade do Inmetro, a falta de padrões bem estabelecidos fazia com que cada fabricante usasse o plugue que bem entendesse. Isso resultava em um alto índice de acidentes, principalmente aqueles envolvendo choques elétricos e incêndios.

A partir desta sexta-feira, só poderão ser vendidos plugues com dois ou três pinos, conforme a necessidade de isolamento elétrico do dispositivo. Além disso, aparelhos que operam com até 10 ampères deverão ter pinos de 4 milímetros, enquanto aqueles que operam com valores entre 10 a 20 ampères deverão ter pinos de 4,8 milímetros.

Lobo informa que a fiscalização dos lojistas é feita pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) de cada estado, e atualmente há cerca de 700 profissionais responsáveis por verificar a adoção dos novos padrões.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.