61% dos brasileiros teriam interesse em gerar energia solar em casa

2 min de leitura
Imagem de: 61% dos brasileiros teriam interesse em gerar energia solar em casa
Imagem: FoMatheus

Uma pesquisa feita pelo Datafolha em março deste ano revelou que a população brasileira tem grande interesse em microgeração de energia solar. De acordo com os resultados, 61% dos pesquisados mostraram algum interesse em instalar painéis solares em suas casas para suprir sua própria necessidade por eletricidade.

De todos os entrevistados, 41% deles têm muito interesse na instalação desses painéis e 21% teria um pouco de interesse. Essa porcentagem foi considerada impressionante para um assunto nunca antes abordado de forma tão disseminada no país. Contudo, as pessoas interessadas temem quanto ao custo de uma empreitada como essa.

Será que pesa no bolso?

Se houvesse estímulos do governo para isso, como linhas de créditos especiais com juros baixos e a possibilidade de vender a energia excedente, 71% dos entrevistados estariam dispostos a instalar um sistema microgerador solar em casa.

Muitas dessas pessoas encaram isso como uma possível solução para as crises hídricas que assolam o país de tempos em tempos — tanto para distribuição de água potável quanto para geração hidrelétrica. Com isso, o Brasil dependeria menos das usinas hidrelétricas, se tornando menos vulnerável em épocas de seca.

Estima-se que, se todas as casas no país tivessem um sistema de microgeração, o Brasil seria capaz de suprir 2,3 vezes toda a sua demanda residencial por energia. Basicamente, sobraria muita eletricidade para vender. O dinheiro poderia ser aplicado no setor e, com isso, ele poderia se tornar cada vez mais eficiente.

Armazenar energia com a bateria da Tesla

Um dos problemas da microgeração de energia solar, entretanto, é a dificuldade de armazenar eletricidade suficiente para passar a noite. Baterias de alta capacidade atuais são caras e pouco eficientes. Contudo, uma solução promissora foi anunciada pela Tesla no início de maio deste ano.

Elon Musk, o empresário e inventor responsável pela empresa, mostrou uma bateria chamada PowerWall como uma solução bastante interessante para esse problema da microgeração doméstica. O aparelho consegue armazenar cerca de 10 kWh, o suficiente para alguns dias de uso básico em casa. Saiba mais sobre o produto aqui.

Fim do ICMS para venda de energia solar

A fim de fomentar essa ideia, uma petição online foi criada para recolher assinaturas e tentar extinguir a cobrança de ICMS sobre a venda de energia proveniente de microgeração doméstica.

O ICMS é um imposto cobrado pelos governos estaduais, e cada uma das 27 unidades federativas do Brasil teria que acabar com ele para que toda a população pudesse vender o excedente para outras residências ou para própria companhia elétrica da região de forma lucrativa.

A pesquisa

O levantamento do Datafolha ainda constatou que os brasileiros estão altamente preocupados com os impactos das mudanças climáticas no país. A maioria também atribui as crises hídricas à essas mudanças, mas acredita que o governo faz pouco ou menos que o necessário para combater o problema.

Esse estudo foi realizado entre 11 e 13 de março deste ano em 143 municípios brasileiros com pessoas maiores de 16 anos. No total, 2.100 indivíduos responderam às perguntas do Datafolha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.