Projeto Solaroad visa aproveitar energia solar na Holanda

1 min de leitura
Imagem de: Projeto Solaroad visa aproveitar energia solar na Holanda

Solaroad

Fonte da imagem: divulgação/TNO

O governo da North Holland (província localizada ao norte da Holanda) está planejando instalar painéis solares em uma ciclovia perto da cidade de Krommenie – a qual fica próxima de Amsterdam. O projeto que recebeu o nome de “Solaroad” (Estrada Solar) está em desenvolvimento pelo Iinstituto de Pesquisa TNO em conjunto com o governo da North Holland, o Grupo Ooms Avenhorn e a Imtech.

Uma imagem conceitual foi mostrada esta semana e aproveitando o momento, os responsáveis pelo projeto revelaram que a data para instalação está agendada para 2012. O sistema modular consiste de blocos de concretos cobertos por uma camada fina com células solares de silicone, as quais ficam bem protegidas com vidro reforçado.

Segundo informações oficiais, cada metro quadrado da ciclovia deve gerar 50 kWh por ano, valor que deve ser suficiente para alimentar a iluminação das ruas e dos semáforos. Além disso, a energia excedente pode ser aproveitada para uso doméstico. Evidentemente, os locais beneficiados com esta energia limpa devem ficar próximos a ciclovia.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.