Nova tecnologia pode transformar até seu celular em um painel solar

1 min de leitura
Imagem de: Nova tecnologia pode transformar até seu celular em um painel solar

Uma empresa polonesa chamada Saule Technologies está perto de colocar um novo tipo de acessório para smartphones no mercado. Tratam-se de películas equipadas com células fotovoltáicas baseadas em cristais de Perovskita — um mineral de óxido de cálcio e titânio.

Este tipo de tecnologia consegue transformar a energia solar em elétrica com alto nível de eficiência, sendo mais flexível e leve que o silício. O grande trunfo disso está no fato de que há grandes chances de a tecnologia ser aplicada diretamente em portáteis, fazendo com que as células fotovoltáicas sejam quase um carregador embutido nos aparelhos.

De acordo com o site Clean Technica, há estudos mostrando que as novas células Perovskita conseguem realizar a conversão com cerca de 21% de sucesso — algo que é realmente muito interessante, principalmente se levarmos em consideração o fato das dimensões reduzidas do sistema.

Muitas aplicações

A Saule Technologies afirma que, apesar de os testes serem feitos com smartphones, suas películas de Perovskita não precisam ser limitadas aos portáteis. Isso porque deve ser possível aplicar os filmes de Perovskita até mesmo em janelas ou telhados, fazendo com que a geração de energia solar seja aproveitada também dentro de casa.

Duas das grandes vantagens das células Perovskita sobre os sistemas normais de silício estão no fato de que elas podem ser mais baratos e flexíveis do que o material usado atualmente. Mais do que isso, também há informações de que elas conseguem converter energia da luz artificial em ambientes internos, não sendo limitada à luz solar.

Vale dizer que há várias outras empresas que também trabalham com a Perovskita na produção de energia solar e que podem surgir com sistemas bem legais em breve. Será que o futuro da captação de energia limpa pode estar baseado neste mineral?

.......

Você teria um captador solar em seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.