Novo sensor usa vibrações para recarregar baterias

1 min de leitura
Imagem de: Novo sensor usa vibrações para recarregar baterias

(Fonte da imagem: MicroGen Systems)

A MicroGen Systems desenvolveu uma nova tecnologia capaz de recarregar bateria a partir de vibrações produzidas pelo ambiente. O objetivo da companhia é oferecer energia barata para equipamentos que consomem pouca eletricidade, como os sensores utilizados para a medir a pressão dos pneus de veículos.

(Fonte da imagem: Technology Review)A fabricação de energia é feita por uma pequena viga de silício com área aproximada de um centímetro quadrado, com uma ponta constituída por materiais piezoeletrônicos. A partir dos movimentos realizados pelo ambiente, o dispositivo produz eletricidade, que em seguida é armazenada em uma bateria com o tamanho de um selo postal. Ao todo, a invenção é capaz de produzir cerca de 200 microwatts de energia.

Em entrevista concedida ao site Technology Review, Robert Andosca, fundador e presidente da MicroGen Systems, declarou que o fator que diferencia o dispositivo fabricado pela empresa é o uso de um material proprietário não poluente. Ele afirma que os custos de produção devem ser relativamente baixos, devido ao tamanho reduzido da novidade e pelo fato de empregar as mesmas técnicas usadas na fabricação de chips de computador.

A expectativa é a de que, dependendo da demanda inicial, cada unidade do dispositivo tenha custo aproximado de somente um dólar. Os principais beneficiados pela novidade serão os donos de aparelhos com baixo consumo de energia, que normalmente exigem certo trabalho do usuário na hora de substituir suas baterias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.