Turbina portável gera energia elétrica usando a correnteza de rios

1 min de leitura
Imagem de: Turbina portável gera energia elétrica usando a correnteza de rios

A empresa canadense Idénergie desenvolveu um dispositivo ecológico de geração de energia elétrica. Trata-se de uma turbina portátil que, ao ser posicionada no leito de um rio com corredeiras, produz eletricidade capaz de alimentar uma casa inteira. Tudo isso sem afetar o meio ambiente de maneira negativa, usando ao máximo o conceito de energia limpa.

O dispositivo é feito de materiais que podem ser facilmente recicláveis e pode ser conduzido e instalado por duas pessoas em correntezas de rios. O giro da turbina é capaz de gerar até 12 kWh diariamente, o que é o suficiente para abastecer uma casa com eletrodomésticos comuns, inclusive sendo capaz de manter uma geladeira em funcionamento.

Ajudando os necessitados

Essa solução possui dois focos específicos: residências em áreas distantes de centros urbanos, de preferência cercadas por vegetação alta que impossibilitaria o uso de painéis solares para geração de energia elétrica. Isso inclui também acampamentos ou qualquer outro tipo de residência temporária em ambiente selvagem, logicamente próxima de rios com corredeiras.

O segundo foco é o fornecimento de energia elétrica para comunidades mais pobres e distantes do abastecimento oficial do governo. Assim, é possível dar melhores condições de vidas para quem mora em locais de condições mais precárias que sequer possuem abastecimento de eletricidade. Confira no vídeo o funcionamento da turbina portátil da Idénergie:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.