Nova técnica transforma piso de madeira em gerador de energia limpa

1 min de leitura
Imagem de: Nova técnica transforma piso de madeira em gerador de energia limpa

A energia limpa está em alta, e não são só os tradicionais painéis solares e turbinas eólicas que têm recebido atenção dos cientistas. De fato, pesquisas das mais diversas têm buscado formas criativas de gerar energia verde, e uma publicação recente da Universidade de Wisconsin-Madison, dos Estados Unidos, demonstra que é possível gerar energia utilizando materiais pouco convencionais.

O pesquisador Chunhua Yao e sua equipe desenvolveram um sistema que pode ser colocado sob o piso de qualquer estrutura, sendo que a pressão gerada pelo peso das pessoas andando por cima seria suficiente para criar uma corrente elétrica aproveitável. Essa técnica não é exatamente inovadora, mas sim o material utilizado no piso: polpa de madeira – que é muito mais barata que os materiais piezoelétricos usados em outros projetos similares.

A polpa de madeira é composta por nanofibras de celulose que, quando tratadas com certos agentes químicos, produzem sob fricção uma pequena – porém considerável – carga elétrica. O fenômeno descoberto por Yao na polpa, chamado de triboeletricidade, é o mesmo visto na estática que é criada em roupas.

Levando em consideração que apenas um centímetro quadrado de madeira possui milhões de fibras condutoras, os cientistas conseguiram criar um piso cuja carga elétrica pode ser aproveitada por dispositivos que exigem pouca energia, como lâmpadas LED e celulares, por exemplo. “Nosso teste inicial em laboratório mostrou que o gerador funciona por milhões de ciclos sem apresentar problemas. Ainda não convertemos esses números em anos de vida, mas creio que, com um projeto adequado, ele pode definitivamente superar a vida útil do próprio piso.”, explicou Xudong Wang, coordenador da equipe.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.