Samsung usa emojis para melhorar contato com deficientes de comunicação

1 min de leitura
Imagem de: Samsung usa emojis para melhorar contato com deficientes de comunicação

As mudanças de comportamento trazidas pelo avanço da tecnologia influenciam muito em nossa comunicação, alterando especialmente a linguagem escrita

A comunicação é uma das capacidades mais incríveis do ser humano. Inventamos linguagens verbais e não verbais, idiomas, dialetos, alfabetos fonéticos, ideogramas, gestos de todos os tipos, tudo isso para podermos interagir da maneira mais proveitosa e eficaz possível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As mudanças de comportamento trazidas pelo avanço da tecnologia influenciam muito em nossa comunicação, alterando especialmente a linguagem escrita de acordo com o que é mais fácil de propagar em aparelhos como smartphones, computadores e muito mais. Isso também pode ajudar pessoas com algum tipo de deficiência na comunicação a conversarem com mais facilidade.

Comunicação para todos

É nisso que a filial italiana da Samsung pensou para desenvolver um aplicativo chamado Wemogee, que tem como objetivo usar os famosos emojis dos apps de bate-papo para facilitar a comunicação de pessoas que sofrem de afasia, uma espécie de deficiência na formulação e compreensão da linguagem causada por danos em áreas específicas do cérebro.

Sentenças simples escritas são transformadas em smileys simpáticos para melhor compreensão do usuário

Com o Wemogee, usuários vão poder escolher frases formuladas por meio de emojis – uma maneira mais fácil de compreensão comunicativa para quem tem afasia. O destinatário, no entanto, recebe o recado no formato de texto. O inverso também funciona: sentenças simples escritas são transformadas em smileys simpáticos para melhor compreensão do usuário.

Linguagem do futuro

De acordo com médicos especialistas em afasia, pessoas afetadas com essa deficiência são capazes de entender os emojis como uma linguagem pois eles representam emoções, expressões faciais, gestos, desenhos e mais. O aplicativo, além de servir como dispositivo de comunicação, também pode ser usado como exercício de reabilitação linguística para quem sofre com afasia.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para smartphones e tablets com Android. A versão para iOS deve ser lançada em breve.

.....

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.