Os 6 melhores clientes de email gratuitos

3 min de leitura
Imagem de: Os 6 melhores clientes de email gratuitos

(Fonte da imagem: iStock Photo)

É algo normal que, ao ouvir as expressões “gerenciador de email” ou “cliente de email”, a primeira coisa que você pense é no Outlook. O aplicativo da Microsoft se tornou um dos mais famosos programas para gerenciamento de correio eletrônico, sendo um dos primeiros do ramo – o Outlook Express, edição mais simples e antiga do software, vinha “de brinde” com o Windows desde a versão 98!

Contudo, há quem não queira – ou não possa – pagar pelo Microsoft Office, suíte de aplicativos para escritório que traz o Outlook atualmente. Felizmente, há dezenas de excelentes alternativas gratuitas para quem quer gerenciar melhor suas mensagens. Preparamos uma lista com os seis melhores clientes de email existentes no mercado, e você não precisa pagar nem um centavo para utilizá-los. Escolha aquele que você preferir e use o quanto quiser!

1. Windows Live Mail

Baixar Windows Mail

Presente em grande parte dos computadores equipados com Windows, o Live Mail (que faz parte do pacote Essentials, no qual também se encontram o Windows Live Messenger e o Windows Live Galeria de Fotos) é um gerenciador de emails leve, completo e realmente bonito. Ele tem uma interface muito semelhante à do Outlook, o que faz com que usuários que estejam acostumados com ele se sintam em casa rapidamente.

Tendo sincronização com o SkyDrive (para realizar backups automáticos e guardá-los na nuvem), o Windows Live Mail é atualizado frequentemente, sendo tido como um dos mais seguros e estáveis que existem. É possível encontrá-lo como aplicativo nativo até mesmo no novo Windows 8.

2. Thunderbird

Baixar Mozilla Thunderbird

Velho conhecido dos usuários do Linux e do Ubuntu (por vir como software nativo nesses sistemas operacionais), o Thunderbird é feito pela Mozilla – mesma desenvolvedora do navegador Firefox – e possui como principal atrativo a grande quantidade de complementos disponíveis para download gratuito. É possível instalar centenas de add-ons e até mesmo belíssimos temas que transformam completamente o visual do aplicativo.

A interface do Thunderbird é extremamente simples, e o programa traz dezenas de funções interessantes sem se tornar pesado (múltiplas contas de email, agregador de feeds, protocolos POP e IMAP, filtro de mensagens, anti-spam avançado, categorização de emails etc.).

3. IncrediMail

Baixar IncrediMail 2

    Com um visual bem colorido e divertido, o IncrediMail possui uma interface bastante organizada e fácil de usar. Dividindo os tipos de mensagens que você recebe em abas (Todos, Não Lidos, Anexos, Imagens etc.), o programa torna bem mais fácil o gerenciamento de sua caixa de entrada e de saída.

    Um dos pontos fracos do IncrediMail é a composição de novas mensagens, que, diferente de outros aplicativos aqui listados, não permite formatação muito avançada do texto. Apesar disso, o programa traz uma infinidade de emoticons, sons e animações prontos para serem inseridos no corpo do email. Esse e outros aspectos fazem com que o IncrediMail seja mais voltado para uso pessoal, e não tanto para o profissional.

    4. eM Client

    Baixar eM Client

      Mas se você utiliza diversos produtos da Google, a melhor alternativa é com certeza o eM Client. Este aplicativo possui total sincronização com o Gmail, Google Calendar, Google Task e até mesmo o Google Talk – centralizando tudo isso em apenas um único aplicativo.

      Você também pode importar dados de diversos outros clientes de email ou webmails como Yahoo!, Outlook, Thunderbird, Windows Live Mail, AOL etc. A interface intuitiva permite que você consiga visualizar facilmente sua lista de contatos, seu calendário, suas tarefas e, claro, suas mensagens. E mais impressionante de tudo: o eM Client pesa apenas 26 MB.

      5. Zimbra Desktop

      Baixar Zimbra Desktop

        Desenvolvido pela Yahoo!, o Zimbra Desktop destaca-se principalmente por oferecer também agregação de suas redes sociais e outras funções bastante interessantes (porta-arquivos, documentos, lista de tarefas, agenda e muita mais). Sua configuração também é rápida e fácil, e no geral o programa agrada tanto a iniciantes quanto a usuários mais avançados e experientes.

        No entanto, vale ressaltar que o Zimbra Desktop é um dos gerenciadores mais pesados da lista – o instalador tem cerca de 93 MB.

        6. Eudora

        Baixar Eudora

          Por fim, o Eudora diferencia-se dos demais aqui listados por ser totalmente open source. Embora o programa não receba novas atualizações faz um bom tempo, ainda possui uma grande base de fãs, devido à sua simplicidade de uso e ao pouco espaço que ocupa no disco rígido – nada mais do que 10 MB. Além disso, o Eudora possui suporte para Windows, Mac, Linux e até mesmo alguns sistemas para handhelds, como o Palm OS.

          É bom observar que a interface do aplicativo é profundamente baseada na do Thunderbird; apesar disso, o design rústico e inspirado nas versões antigas do Windows (como 2000/2003) faz com que este gerenciador não seja recomendado para quem preza por um visual bonito e moderno.

          Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.