Neuralink: Elon Musk vai unir o cérebro humano a computadores

1 min de leitura
Imagem de: Neuralink: Elon Musk vai unir o cérebro humano a computadores

Elon Musk é um louco, mas no melhor sentido da palavra. O cara simplesmente mexe com carros que dirigem sozinhos e foguetes que pousam verticalmente. Agora, como se fosse algo normal, Musk está trabalhando em uma interface para unir o cérebro humano à inteligência artificial, por mais insano que isso possa parecer.

A ação vai ser implementada pela Neuralink

Segundo o The Wall Street Journal, isso será feito por uma companhia chamada Neuralink, que está nos primórdios de sua existência. O jornal comenta que a empresa tem como foco criar dispositivos que podem ser implantados no cérebro humano. A ideia é que eles possam, eventualmente, ser uma ponte para unir os humanos à inteligência artificial.

Ok, tudo isso parece muito louco e até utópico — ou distópico, dependendo da sua visão. Porém, Elon Musk comentou ao jornal que esse tipo de ligação pode aumentar a memória humana e até permitir uma interação "mais direta" com computadores.

"Com o tempo, eu penso que veremos uma fusão mais próxima entre inteligência biológica e inteligência digital", disse Musk há alguns dias. "É mais uma questão de largura de banda, da velocidade de conexão entre seu cérebro e a versão digital de você mesmo".

Outra startup, a Kernel, já trabalha com essa ideia

Tudo isso parece papo de filme de ficção científica. Mas, caso você não saiba, já existe até uma startup, chamada Kernel, que está financiando uma pesquisa médica na University of Southern California para melhorar a cognição humana por meio de dispositivos conectados ao cérebro.

Você ficaria confortável com um dispositivo implantado na cabeça? Dê a sua opinião nos comentários. Para ficar ligado em mais notícias sobre a Neuralink, acompanhe esta página.

Cérebros conectados?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.