Como funcionam as torradeiras de pão? [ilustração]

1 min de leitura
Imagem de: Como funcionam as torradeiras de pão? [ilustração]

O despertador toca e você já levanta da cama sentindo aquele cheiro maravilhoso de pão quentinho. Não demora muito até que você esteja na mesa, vendo a manteiga derretendo em cima do pão e já com água na boca para a primeira refeição do dia. Pois existe um elemento muito importante para que essa história possa se repetir todas as manhãs: uma torradeira de boa qualidade.

Esses eletrodomésticos parecem antigos, mas ainda são bem importantes para quem é realmente apaixonado por café da manhã. Mas o que poucas pessoas imaginam é a complexidade do funcionamento desses aparelhos. Muito mais do que uma estrutura única usada para esquentar o pão, as torradeiras contam com vários elementos essenciais para esse funcionamento.

Quer saber como isso acontece agora mesmo? Então confira nossa rápida explicação e fique por dentro de tudo o que acontece dentro das torradeiras que você pode encontrar na sua casa.

Alavanca: o início

Depois de colocar o pão na torradeira, você sabe que é necessário puxar uma alavanca — aquela mesma que você já deve ter prendido com uma colherinha — que faz com que ele seja levado para o interior da estrutura. Mas a peça não serve apenas para baixar os pães, sendo também um botão de ativação do equipamento — isso acontece porque dois contatos se unem quando a alavanca é forçada para baixo.

Hora de esquentar

Em forma de fios, uma liga feita com níquel e cromo (nicromo) é responsável pela conversão da energia elétrica em calor. Por causa de seu suporte a altas temperaturas, a liga é essencial para fazer com que as torradeiras permaneçam funcionando sem que haja algum dano às peças de sustentação.

Esses fios também são responsáveis pela emissão de raios infravermelho em direção aos pãezinhos. A radiação faz com que os açúcares e amido presentes nos pães sejam caramelizados, sendo essa a fase mais importante para que seja feito o processo de “torração” sem prejudicar o gosto dos alimentos.

Desligamento automático

Quando a torradeira está ligada, um ímã ativado por energia elétrica é utilizado para fazer com que a alavanca permaneça abaixada. A corrente vai ser cortada apenas quando o timer do sistema forçar o desligamento, fazendo com que o eletroímã seja também desativado. Isso fará com que uma mola presente no interior da torradeira seja solta e leve os pães “para a superfície”.

......

Qual eletrodoméstico é o mais avançado tecnologicamente? Comente no Fórum do TecMundo

Ilustração por: Aline Sentone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.