ENEM 2015: tema da redação gera polêmica nas redes sociais

1 min de leitura
Imagem de: ENEM 2015: tema da redação gera polêmica nas redes sociais

No último final de semana aconteceu o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015. As provas são compostas por uma série de questões que testam os conhecimentos dos estudantes em várias competências — funcionando de um modo diferente do que vemos em vestibulares. Uma das seções mais importantes das provas do ENEM é a redação, que verifica a capacidade que cada aluno tem para expressar ideias referentes a temas da atualidade.

Neste ano, o tema da redação foi a "Violência contra a mulher" — algo que ainda ocorre em todo o mundo e que continua sendo responsável por algumas das opressões desleais na sociedade. Logo após a divulgação do tema desta redação, internautas de todos os cantos do Brasil iniciaram suas investidas em defesa ou ataque à escolha do INEP. Pois é... A polêmica foi bem grande por todas as redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como você pode ver na captura que está logo acima deste parágrafo, muitos aprovaram a escolha do tema. A cantora Pitty — conhecida também por suas declarações feministas — foi bem enfática ao dizer que o tema era uma "coisa linda" e deixou clara sua satisfação e a expectativa de que isso gere reflexões por parte dos candidatos.

Entretanto, se estamos falando de polêmica, é claro que houve muitas pessoas que discordaram da escolha. Enquanto as feministas e os pró-feminismo agradeciam e comemoravam os temas, outras pessoas se mostraram insatisfeitas. Houve muitos comentários afirmando que a abordagem estava "doutrinando" a população brasileira.

Também houve muitas piadas sem graça incentivando que as "mulheres deveriam aprender a se comportar para não sofrer violência" e até mesmo algumas referências a casais famosos que passaram por situações similares recentemente. Ainda não se sabe se essas piadas e manifestações contrárias também refletem as dissertações oficiais dos candidatos.

......

O que você achou do tema de redação do ENEM 2015? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.