Oficialmente no Brasil, o Verão começa no dia 21 de dezembro, porém em muitas cidades, o calor já chegou ou simplesmente, nunca foi embora como no Nordeste, por exemplo. À medida que os termômetros marcam temperaturas cada vez maiores, o número de pessoas que corre para as academias também aumenta. Nesta reta final do ano, um grande número de pessoas lota as salas de ginástica, musculação e os parques para tentar queimar os últimos ou primeiros quilinhos adquiridos nas comilanças do Inverno e Outono. 

Eternas desculpas

É claro nem todos os brasileiros têm tempo ou dinheiro para freqüentar uma academia, desta forma arrumam desculpas atrás de desculpas para justificar os pneuzinhos na cintura, a flacidez debaixo do braço ou a pilha de roupas que não servem mais, pois provavelmente elas encolheram, não é? Para acabar de vez com as desculpas e as dobrinhas na barriga, a Equipe Baixaki preparou uma seleção de programas para você detonar com as justificativas baratas e os quilinhos a mais sem dó nem piedade e, ter no mínimo, menos vergonha de tirar a camisa ou a canga na praia.

Ahhh o verão!


Dieta do quê?

Obviamente você já deve ter ouvido falar da Dieta da Lua, dos Líquidos, da Alface, da Couve com Batata, dos Pontos, do Carboidrato, da Luz e até a Dieta do Flash. É claro que todas elas farão você perder “peso”, mas na verdade elas privam o organismo de forma brusca e repentina dos nutrientes e vitaminas vitais para o seu correto funcionamento. Como estas dietas malucas propiciam a perda ilusória de peso, que na maioria das vezes é apenas água, seus adeptos acabam as seguindo à risca e, além de perder apenas líquidos, perdem saúde.

Se você perguntar para um profissional de Educação Física, Nutricionista ou Médico quais os passos necessários para entrar em forma, eles serão unânimes: dieta equilibrada e exercícios regulares. Como o Verão ainda não chegou, ainda dá tempo para você controlar a fome e se mexer para entrar com o pé direito na estação mais quente do ano. Para você não entrar numa furada, vamos listar algumas opções e dar dicas do que fazer para arrasar nas areias ou piscinas do país.

Quanto você precisa perder

Para começar qualquer processo para perda de peso, o primeiro passo é essencial e, para isso, a primeira coisa a fazer é ter força de vontade. Que tal saber se você está pronta (o) para o sacrifico com o Você está preparada (o) para ser magra (o)? Responda as perguntas deste teste para saber se você está realmente determinada (o).

Depois da decisão de seguir com a dieta sem escapadinhas ou assaltos à geladeira, é preciso saber a sua massa corporal e, desta forma saber em que grau você se encontra (abaixo do peso, peso normal, sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida). O cálculo da massa corporal é feito assim: seu peso dividido pela altura ao quadrado. Através desta fórmula, é possível saber se você está acima ou abaixo dos parâmetros tidos como ideais de peso em relação à altura.

Pneuzinho chato!

Para não precisar quebrar a cabeça fazendo estes cálculos, há calculadoras específicas para realizar esta tarefa. A primeira opção é a 123 Calc. Esta calculara além de calcular se IMC, funciona como uma calculadora científica, porém para utilizar todas as funções que ela oferece é preciso pagar para obter uma licença.

Mais uma opção, porém em inglês, é a Finitysoft BMI Calculator. Ela é extremamente simples, ao contrário da 123 Calc, pois para que você descubra seu IMC você só precisa inserir seu peso no campo “Your weight”, sua altura em “Your height” e marcar o seu sexo. Automaticamente, o aplicativo apresenta um gráfico que mostra exatamente em que grau você se encontra e qual é seu peso ideal no campo “Ideal weight”.

A última opção é a Calculadora de IMC. Este aplicativo já leva vantagem porque não precisa de instalação e oferece uma opção a mais para seus usuários: um contador de calorias. Portanto, primeiro você calcula seu peso e, em seguida, já pode se preparar para o próximo passo da dieta: o controle da alimentação.

Comer para emagrecer

Comer para emagrecer parece contraditório não é? Isso é a mais pura verdade, mas desde que você coma os alimentos corretos. Segundo os profissionais da área da saúde, se você comer mais vezes durante o dia, mas em poucas quantidades, vai incentivar seu metabolismo a trabalhar mais rápido e conseqüentemente queimar mais rapidamente as calorias dos alimentos. Então, lembre-se: comer mais significa mais vezes ao longo do dia, não em maior quantidade.  Para se alimentar com qualidade, você pode recorrer a algumas opções de aplicativos desenvolvidos exatamente para que você entre na linha e claro, nas suas roupas.

 

Saladinha!

A primeira opção é o SuperCook. Este é um serviço online que oferece uma enorme quantidade de opções para você preparar pratos saborosos com o que você tem na sua geladeira, afinal nem todo mundo pode ter uma mesa farta ou um café da manhã típico de novelas diariamente. Tudo o que você precisa fazer para ter todos os dias uma nova receita é digitar o nome de algum alimento que você tenha em casa (em inglês) para ver uma lista de opções.

Já que estamos falando de sites de receitas que ajudam a comer alimentos mais saudáveis, acesse o Tudo Gostoso. Este site trás uma infinidade de receitas para você sempre variar o cardápio, comer sem culpa e de quebra, pode faturar vários prêmios.

Outro programa que pode ajudar a chegada ao peso ideal controlando a alimentação é o Nutrition Facts, pois ele oferece a tabela nutricional dos alimentos na proporção que você desejar. Esta possibilidade de poder medir os alimentos sem proporções fixas é muito interessante, porque mostra precisamente as propriedades de cada mantimento.  O mais legal deste aplicativo é que você pode pesquisar em quais alimentos algumas vitaminas, proteínas e minerais são encontrados, por exemplo, se você digitar “vitamina C” (também em inglês), o aplicativo lista vários alimentos que contém esta vitamina.

Se você prefere programas com interface mais elaborada uma ótima opção, porém também em inglês, é o Diet In Details. Além de possuir um belo layout, o aplicativo oferece um acervo enorme de alimentos e suas respectivas propriedades nutricionais. Desta maneira, você pode pesquisar pelos gêneros de comida que mais consome e saber exatamente o que cada uma tem a oferecer.

De bem com a balança.

Além de pesquisar as propriedades dos alimentos, é possível montar um pequeno diário com suas anotações e progressos. Também há uma pequena barra cronológica na qual é possível marcar diariamente seu peso e após certo tempo, observar seus resultados em um gráfico disponibilizado pelo aplicativo.

Inspire e expire

Depois de controlar a alimentação, o segundo passo é iniciar uma rotina de exercícios. Por ser uma rotina, ela deve ser feita regularmente e começar com um ritmo e ao decorrer de sua prática a carga ou a intensidade aumentam. Muitas pessoas na ansiedade de emagrecer, começam a praticar exercícios desesperadamente o que pode acarretar sérios problemas de saúde ou iniciam uma atividade e depois de pouco tempo a abandonam.

Se você deseja estar bem para o verão, deve manter a linha e o foco para chegar ao seu objetivo. Portanto, faça uma atividade física que proporcione prazer, por exemplo, se você não gosta da agitação das academias, pratique uma atividade ao ar livre. Lembre-se que se você possui algum tipo de problema cardíaco, diabetes ou problemas nas articulações, antes de iniciar qualquer atividade física ou de redução de peso, consulte um médico ou um profissional de Educação Física habilitado.

Mexa-se!

Antes de se exercitar é muito importante fazer um alongamento.Ele pode ser bem básico, desde que contemple todas as áreas do corpo. Algumas atividades como a Yoga ou Yôga e Pilates ajudam neste ponto, porém se você também não possui dinheiro para pagar uma aula de alongamento, visto que seu dinheiro é curto, alguns aplicativos bem simples podem pelo menos dar algumas alternativas para você se exercitar com muito mais qualidade.

Estica e puxa

A primeira opção de aplicativo é o Off4Fit. Apesar de ser focado na ginástica laboral, este programa traz várias alternativas de alongamento e todos eles demonstrados por uma personal trainer virtual. Há exercícios para os olhos, mãos e corpo. Além de demonstrar os exercícios, sua personal trainer avisa quando você passou da hora de uma pausa no trabalho através de um cronômetro na barra de sistemas (barra ao lado do relógio).

Se você preferir pode utilizar o Workrave, um programa semelhante ao anterior, entretanto com outros tipos de alongamento. Ambos oferecem uma boa quantidade de exercícios que ajudarão a deixar o corpo prontinho para a malhação.

Os exercícios físicos podem ser feitos das mais variadas formas dependendo dos resultados que você deseja alcançar. Como praticar exercícios depende do gosto de cada um, é aconselhável que você procure a atividade que mais lhe dê prazer ou a que esteja de acordo com suas características físicas motoras. 

Em primeiro lugar: Seja feliz!

Gordinha, mas feliz!A chegada do Verão é uma ótima época para praticar exercícios, principalmente ao ar livre. Evite, porém, os horários em que o Sol é mais intenso, ou seja, entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. Usar protetor solar ao longo de todo o dia também é de extrema importância, afinal de nada adianta um corpo sarado se ele estiver cheio de manchas e em casos mais graves, até um câncer de pele.

Também é importante ressaltar que qualquer processo para redução de peso é lento e gradual, portanto não desanime se você não emagreceu o que esperava no 1° mês, lembre-se que cada organismo possui o seu ritmo e sua individualidade biológica.

É claro que a magreza é pregada pela mídia e pelos padrões de consumo onde ser magro virou obrigação. Apesar de tantos apelos, você não tem a obrigação de ter um corpo perfeito como o das celebridades, pois nem sempre magreza é sinal de saúde, da mesma forma que nem sempre uns quilinhos a mais representam um grande risco à saúde. O mais importante é se sentir bem não só com o espelho, mas consigo mesmo.

 

Cupons de desconto TecMundo: