10 cursos grátis de universidades renomadas para você fazer pela internet

3 min de leitura
Imagem de: 10 cursos grátis de universidades renomadas para você fazer pela internet

Educação à distância não é novidade já faz algum tempo. Hoje, se você possui acesso à internet, quase não existem desculpas para não estudar algum curso online, seja somente para adquirir um novo conhecimento ou para incrementar o currículo e melhorar as perspectivas de sua carreira.

Inclusive, existem muitos sites que trazem cursos de universidades estrangeiras renomadas (até mesmo de Harvard) gratuitamente – pequenos módulos para você estudar remotamente, também conhecidos como MOOCs. Grande parte desses cursos também fornece certificados, apesar de normalmente você ter que pagar por esse documento de conclusão. Um desses sites mais conhecidos internacionalmente é o Coursera (em inglês), que disponibiliza alguns cursos legendas em português também.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aqui no Brasil temos um site similar: o Veduca. Com parceiras com diversas universidades brasileiras de renome, o Veduca oferece vários cursos gratuitamente. A Info selecionou alguns desses cursos do Veduca e nós acrescentamos outros interessantes do Coursera (os que possuem legendas em português) também – veja logo abaixo (e todos eles são gratuitos!):

1 – Economia Monetária – Universidade de São Paulo – Veduca

As aulas desse curso fazem parte do curso de Economia da USP e são destinadas às pessoas que desejam se aprofundar em temas como inflação, desemprego, diferenças entre as escolas monetarista e estruturalista e análises das crises econômicas de 1930 e 2008.

2 – Introdução ao Pensamento Matemático – Universidade de Stanford – Coursera

Com legendas em português, o intuito desse curso é tentar moldar o seu cérebro do jeito que os grandes matemáticos pensavam. Diversos conceitos do desenvolvimento do processo cognitivo ao longo dos anos são apresentados.

3 – Ética – Universidade de São Paulo – Veduca

Nesse curso, o aluno é convidado a refletir sobre os pensamentos de filósofos como Immanuel Kant e Friedich Nietzsche, além de estudar os conceitos básicos de ética e seus ideais.

4 – Pensamento Crítico– Universidade de Edimburgo - Coursera

O intuito desse curso é formar alunos capazes de pensar de modo crítico, desenvolvendo argumentos que sejam capazes de se sustentar frente aos desafios globais da atualidade.

5 – O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor – Universidade Estadual de Campinas – Coursera

Aqui os estudantes terão a oportunidade de compreender quais são as habilidades e competências que o empreendedor deve criar e desenvolver para empreender um novo negócio tecnológico.

6 – Bioenergética – Universidade de Brasília – Veduca

Com aulas gravadas no Instituto de Ciências Biológicas da UnB, os estudantes podem estudar os conceitos iniciais da bioenergética e suas aplicações.

7 – Ciência da Computação 101 – Universidade de Stanford – Coursera

Com legendas em português, os estudantes desse curso já devem possuir um conhecimento prévio na área para estudarem. As ideias essenciais da Ciência da Computação são apresentadas aqui e pequenos experimentos com códigos são feitos durante as aulas.

8 – Probabilidade e Estatística – Universidade de São Paulo – Veduca

Os alunos são apresentados aos conceitos de probabilidade e seus teoremas, tendo contato com estatística descritiva e aprendendo técnicas de análise de variância.

9 – Design: A Criação de Artefatos na Sociedade – Universidade da Pensilvânia – Coursera

O objetivo do curso é capacitar designers já formados e com experiência de mercado, já que conceitos, já que conceitos teóricos e práticos são apresentados.

10 – Introdução à Sustentabilidade – Universidade de Illinois – Coursera

A sustentabilidade está em voga há anos e esse curso introduz conceitos e exemplos de ações sustentáveis que visam um futuro melhor, de modo que minimizem o impacto causado pelo homem no meio-ambiente, como limitação de recursos naturais e degradação de ecossistemas.

E então, o que você achou dos cursos listados? Se o inglês não for um empecilho para você, existem inúmeras outros cursos que podem ser feitos na língua inglesa – e o leque de possibilidade é muito maior. Em tempos de internet, quase não existem desculpas para não estudar à distância.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.