Executiva brasileira coloca o Duolingo nas escolas da América Latina

1 min de leitura
Imagem de: Executiva brasileira coloca o Duolingo nas escolas da América Latina
Imagem: TedX São José dos Campos

Gina Gotthilf pode ser considerada um ícone do Brasil dentro do cenário internacional de soluções tecnológicas. Pode ser que você nunca tenha lido nada sobre ela, mas a paulista de 28 anos já ajudou empresas como Yelp e Instagram a entender o público latino-americano, além de ter sido a responsável por trazer oficialmente o Tumblr para terras brasileiras.

Agora, no cargo de diretora de operações internacionais do Duolingo, famoso aplicativo que auxilia pessoas de qualquer idade no aprendizado da língua inglesa, Gina se destaca mais uma vez por conseguir inserir o software nas salas de aula, transformando radicalmente a forma como algumas escolas enxergam o conceito de “material didático”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Desde o fim do ano passado, algumas instituições educacionais da capital da Guatemala e San José (capital da Costa Rica) adotaram o aplicativo em suas classes em uma espécie de projeto piloto. Contudo, visto que o Duolingo foi projetado para um uso individual, os professores participantes logo se viram em dificuldades para mensurar e controlar o progresso de seus alunos. Essa demanda resultou na criação do Duolingo Schools, apresentado no mês passado, uma plataforma para educadores que facilita essa gestão dos estudantes.

Próximos passos

Em entrevista ao G1, Gina afirma que o próximo grande investimento da empresa é o lançamento de certificados que atestam a proficiência de inglês do estudante, sendo que doze universidades estadunidenses já toparam aceitar o atestado do app na seleção de seus alunos. Tradicionalmente, essas instituições utilizavam provas caríssimas como o International English Language Testing System (IELTS) e o Test of English as a Foreign Language (TOEFL). Em contrapartida, o exame do Duolingo custará apenas US$ 20 e poderá ser feito a qualquer momento, caso o estudante acredite estar preparado para enfrentá-lo.

E engana-se quem pensa que a equipe responsável pelo software não está pensando em blindar o recurso contra os malandrões: a prova usará a câmera, o microfone e monitoramento de tela do dispositivo móvel para ter a certeza de que o usuário não está cometendo alguma fraude enquanto realiza o exame (como pesquisar respostas no Google ou recorrer a terceiros para saber a resposta correta para uma questão).

Vale lembrar que Gina Gotthilf estará palestrando na quarta-feira (4) no palco Terra da Campus Party 2015, às 11h30. Caso você esteja interessado em saber mais sobre o trabalho da executiva e seu papel no desenvolvimento do Duolingo, não deixe de comparecer no keynote caso esteja planejando visitar a feira nesse dia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.