Durante o tempo que passamos em frente ao computador, tanto em momentos de trabalho quanto lazer, dificilmente percebemos os erros de postura que cometemos. Além de nos cansar mais facilmente, eles podem causar danos em nossa coluna, tendões, ombros e diversas outras partes do corpo.

Para amenizá-los, recomenda-se realizar um pequeno conjunto de exercícios de alongamento e fortalecimento entre um intervalo e outro. Não é recomendável passar várias horas na frente do computador sem se alongar ou espairecer um pouco, pelos desgastes físicos e mentais causados pelo processo.

Pensando em nossos usuários, o Baixaki preparou uma série de exercícios específicos para cada grupo muscular solicitado durante o uso do computador. Vale ressaltar que hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos são fundamentais para fortalecer o corpo e evitar problemas futuros.

ALONGAMENTO

O principal tipo de exercício para prevenir lesões causadas pelo uso contínuo do computador é o alongamento. Ele permite que os músculos e tendões relaxem e saiam do estado de tensão ao qual se sujeitam durante a digitação ou ao permanecer sentado em uma posição errada.

Tiramos algumas fotos de um de nossos funcionários realizando exercícios que fazemos todos os dias em nossa ginástica laboral, algo que deve ser adotado em qualquer ambiente onde os funcionários realizam algum tipo de esforço repetitivo.

Mãos e punhos

A digitação é uma tarefa que tenciona muito os tendões e articulações das mãos e punhos. Por isso, exercícios simples mas eficazes podem reduzir o desconforto causado por horas lidando com o teclado.

1.     Estique um de seus braços com a palma da mão virada para frente e puxe os dedos para cima.

2.    Repita o processo, mas com a palma da mão virada para baixo.

3.    Entrelace seus dedos como na figura e gire os punhos para os dois lados.

Ombros

Durante o uso do computador, muitas vezes apoiamos todo o peso do corpo em nossos ombros, em especial quando não adotamos uma postura correta. Para amenizar os efeitos causados sobre eles, faça pausas de hora em hora e siga os seguintes exercícios:

1.    Estique seu braço contra o peito e puxe-o utilizando o outro braço, como indicado na figura.

2.    Coloque o braço dobrado por trás da cabeça, puxando para baixo com a outra mão.

3.    Gire os ombros normalmente em movimentos circulares para finalizar a série.

Pescoço

O nosso pescoço é uma das partes do corpo mais afetadas pela tensão do dia-a-dia, tornando-o rígido e sem flexibilidade depois de muito tempo sem exercitá-lo. Por este motivo, é importante priorizar alguns exercícios de alongamento para a região.

1.    Puxe seu pescoço com a ajuda da mão para a direita e para a esquerda, permanecendo na posição por alguns segundos.

2.    Com as duas mãos na parte de trás da cabeça, leve-a para baixo, alongando a parte de trás da região.

3.    Coloque um de seus braços por trás das costas, puxando-o para o mesmo lado que inclinar a cabeça. Repita o exercício para o outro lado.

4.    Gire o pescoço em movimentos circulares para os dois lados.

Costas

Esta é uma das regiões mais afetadas pelo uso do computador, em especial quando não mantemos boa postura em frente ao PC. Alguns exercícios de alongamento para as costas podem prevenir dores e incômodos após muitas horas de uso da máquina.

1.    Cruze as pernas e desça com as mãos esticadas em direção ao chão. Repita o movimento com a outra perna na frente.

2.    Sentado, abra as pernas e tente encostas as palmas das mãos no chão, como indicado na figura.

Pernas

Outro ponto importante e que muitos desprezam quanto aos alongamentos é em relação às pernas. Elas ficam muito tempo paradas em uma mesma posição enquanto estamos sentados, sendo necessário alongar e exercitar os membros para melhorar a circulação, entre muitos outros aspectos.

1.    Puxe o joelho de encontro ao peito e segure por alguns segundos.

2.    Coloque as pernas cruzadas, inclinando o tronco à frente.

3.    Em pé, apóie-se em algum objeto fixo e estique uma das pernas para trás, forçando o alongamento da panturrilha.

4.    Dobre uma das pernas, puxando-a pela ponta do pé e mantendo a posição durante alguns segundos.


DICAS DE POSTURA

Além de realizar exercícios de alongamento periodicamente em frente ao computador, é necessário sempre estar atento à sua postura ao sentar-se. Confira, neste link, um de nossos artigos que trata especialmente do tema.

Cuidado com a postura!


PESQUISE!

Estes foram apenas alguns da grande quantidade de bons exercícios que podem ser feitos para amenizar os danos causados pelo uso contínuo do computador. Para mais informações, fique antenado no site Web Academia, prestador de serviços de ginástica laboral, além de aprender mais sobre exercícios físicos, saúde, esportes, nutrição etc.

Além disso, ter bons hábitos como a prática de esportes e quaisquer outras atividades físicas é sempre muito recomendado para fortalecer a mente e o corpo, tornando sua vida mais saudável. Nunca esqueça de parar alguns minutos depois de horas na frente do PC, fazendo alongamentos e descansando a mente da tela. O seu corpo agradece!