Quer ser um gênio? Pergunte-me como!

4 min de leitura
Imagem de: Quer ser um gênio? Pergunte-me como!

Você pode se tornar alguém melhor e até mesmo chegar a ser um gênio: basta querer. A afirmação pode soar arrogante, mas dezenas de especialistas das áreas de psicologia e estudiosos da área comportamental são categóricos em dizer que, para se tornar alguém bem-sucedido, o treino e o hábito são mais importantes do que nascer com um determinado dom.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Talvez você não se torne um gênio como foi Albert Einsten ou não fique tão rico quanto Bill Gates, mas com algumas dicas, muito esforço e força de vontade, é possível conseguir um salto de qualidade profissional em apenas uma década. Você está preparado para começar a mudança mais radical de sua vida?

A teoria das 10 mil horas

(Fonte da imagem: Divulgação)

Quem vê Bill Gates hoje cuidando de suas fundações sociais não consegue imaginar que, além de muito dinheiro, o fundador da Microsoft tem também um vasto conhecimento de programação a ponto de ser considerado um gênio. Muito mais do que um golpe de sorte, Gates se esforçou muito no início da carreira para alcançar um nível de conhecimento acima da média.

Ainda mais jovem, Bill não tinha à sua disposição um computador para praticar programação. Contudo, teve a ideia de trabalhar para algumas universidades e empresas sem ganhar nenhum centavo em troca apenas da oportunidade de utilizar os seus computadores. Com isso, mesmo em uma época em que PCs ainda eram raridade, Gates já detinha um conhecimento acima da média, o que se tornou um diferencial posteriormente.

O fundador da Microsoft é apenas uma das personalidades que se encaixa na teoria das 10 mil horas, formulada por Malcolm Gladwell e descrita no livro “Fora de Série”. Segundo o autor, homens bem-sucedidos na história só alcançaram o sucesso depois de 10 mil horas de prática em uma determinada atividade.

Antes de comercializar o seu primeiro software, Bill Gates já tinha 10 mil horas de prática em programação. Mozart, antes de produzir as suas obras-primas, também já tinha mais de 10 mil horas de composição e mesmo os Beatles, antes de se tornarem um fenômeno mundial, já tinham mais de 10 mil horas de apresentações em palcos ingleses.

Tenha foco

Se esforço e dedicação são os princípios básicos para se tornar um profissional bem-sucedido, é preciso ficar atento também a outros fatores para melhorar ainda mais o seu desempenho. O primeiro deles, e talvez o mais importante, é descobrir exatamente o que você gosta e planeja fazer pelo resto da sua vida.

De nada adianta começar quatro ou cinco atividades e ir, aos poucos, crescendo em cada uma delas. A melhor alternativa é escolher uma e centrar todos os seus esforços para que, a cada dia, você consiga aprender coisas novas e se desenvolver. Planeja ser um programador? Escolha uma linguagem de programação e estude-a a ponto de saber tudo de cor, em vez de escolher duas ou três e se tornar um profissional “comum” em cada uma delas.

Para quem não sabe para qual destino está indo, qualquer caminho serve. Porém, para aqueles que têm uma meta clara traçada, qualquer distração que não contribua para atingir o objetivo pode ser considerada uma perda de tempo irreversível.

Leia muito e anote suas ideias

De nada adianta colocar a mão na massa se você não sabe ao certo o que está fazendo. Dessa forma, conhecimento teórico é fundamental. Steve Jobs tinha concepções de design e usabilidade para os produtos da Apple bastante claros em seu pensamento. Porém, para chegar a conclusões como essas, Jobs estudou arte por conta própria e visitou exposições em museus do mundo todo.

Se o seu maior sonho é ser um escritor talentoso, leia muitos livros, de diversas áreas. Já se a sua meta é se tornar um expert no Photoshop, folheie livros com outros trabalhos, visite galerias de arte e tente entender os diferentes estilos existentes. Somente com conhecimento você terá condições de ir além do que você conhece e inovar em um determinado segmento.

Teve uma ideia? Anote-a imediatamente. Crie o hábito de anotar absolutamente tudo que lhe pareça interessante, ainda que você nunca utilize o apontamento. Se não quiser carregar papel e caneta, deixe um documento para anotações em seu smartphone sempre à mão. Reler ideias escritas tempos depois é uma das melhores maneiras de estimular a criatividade.

Pratique e aperfeiçoe

Somente ler, planejar e sonhar não vai adiantar muita coisa em sua vida. É preciso arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Crie e cultive o hábito de se dedicar pelo menos duas horas por dias nas habilidades que pretende desenvolver. O seu trabalho tem o mesmo significado que o treino para os jogadores de futebol: quanto mais tempo destinado à prática, melhor.

Tenha em mente que sempre é possível melhorar. Acabou de escrever um texto e acha que ele está ótimo? Tente reescrevê-lo sob outro enfoque. Terminou de redigir um código complexo? Pense em uma maneira de economizar algumas linhas. Demorou cinco horas para fazer uma atividade? Que tal tentar de novo, mas dessa vez destinando uma hora a menos para a conclusão?

Buscar a perfeição pode ser um ideal impossível, mas tentar chegar próximo a ela é uma alternativa bastante viável. Lembre-se: assim como você, muitas outras pessoas também tentarão fazer o mesmo. Contudo, se você não quer ser apenas mais um, busque sempre fazer sua tarefa de uma maneira mais eficiente, ainda que você já seja o melhor no que faz.

Não desista

Você vai encontrar muitos obstáculos e barreiras diante do seu caminho. Deixar de dormir até mais tarde apenas para estudar por conta própria e desestímulo depois de certo tempo sem resultados são situações comuns que você deverá superar ao longo do tempo.

Caso consiga se dedicar pelo menos três horas por dia a alguma coisa, em pouco mais de nove anos você terá completado as suas 10 mil horas de provação e, certamente, ainda que não tenha virado um gênio ou se tornado milionário, estará no caminho certo para mostrar ao mundo que, com todo o conhecimento acumulado, você é um dos melhores naquilo que faz.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.