Duolingo lança sistema de clubes para ‘gamificar’ o aprendizado de idiomas

2 min de leitura
Imagem de: Duolingo lança sistema de clubes para ‘gamificar’ o aprendizado de idiomas

Quem já aproveitou essa época de final de ano para fazer metas de perda de peso ou para começar a frequentar a academia sabe que é muito difícil se manter motivado sozinho: nessas horas a ajuda ou até mesmo a competição com os amigos é mais do que bem-vinda. Pensando nisso e dando uma forcinha extra para quem quer aprender um novo idioma em 2017, o Duolingo lança seu Duolingo Clubs, uma nova função do aplicativo que permite que você, junto de colegas e familiares, crie grupos de estudos colaborativos.

Lançada oficialmente nesta quinta-feira (29), a novidade que procura “gamificar” o aprendizado tem tudo a ver com esse período festivo e de mudança, já que aprender uma nova língua anda superando a vontade de entrar em forma quando o assunto são as populares resoluções de Ano Novo. Os dois temas, aliás, são bastante próximos, pois, segundo o Duolingo, participar de um clube como esse é algo semelhante a ter seus parceiros de academia mantendo você empolgado para exercitar o cérebro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia é que fique ainda mais fácil aprender através do Duolingo

Em comunicado a respeito da novidade, a empresa explica que a proposta é que os clubes incentivem os usuários a desenvolver e praticar suas habilidades com frequência e de forma bastante divertida. Através da ferramenta, por exemplo, é possível que os integrantes do mesmo grupo utilizem recursos como comentários e reações para elogiar ou incentivar seus parceiros – mantendo os mais dedicados na linha e não deixando que quem esteja mais para trás perca o pique.

Uma das partes mais difíceis de aprender um idioma é manter-se motivado

"Aprender uma língua é uma experiência inerentemente social", afirma Luis von Ahn, CEO e cofundador do Duolingo. "Uma das partes mais difíceis de aprender um idioma é manter-se motivado, por isso acreditamos que esta nova ferramenta trará amigos e familiares em torno de um objetivo comum para ajudar nossos usuários a atingirem seus objetivos mais rapidamente". Já é possível experimentar a funcionalidade a partir de agora e de forma totalmente gratuita, bastando atualizar seu aplicativo do Duolingo para Android ou iOS.

Competir é bem saudável, acredite!

Pode ficar tranquilo, a estratégia da companhia tem base científica. Uma pesquisa recente publicada no Jornal de Psicologia e Educação, nos EUA, mostrou que jogar de maneira colaborativa ou competitiva ajuda a aumentar o foco e engajamento das pessoas, principalmente em um contexto educativo.

Para levar essa ideia adiante, o Duolingo Clubs – ou “Clubes Duolingo” – deixa que os membros do time vejam as atividades e a pontuação diária uns dos outros. Assim, fica mais fácil conferir o progresso dos colegas e trabalhar duro para ficar em primeiro lugar. E aí, pretende dominar outro idioma em 2017 juntos dos amigos ou acha que dá conta sozinho? Deixe a sua opinião sobre o assunto na seção de comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.