Viaje no tempo com o Google Earth

1 min de leitura
Imagem de: Viaje no tempo com o Google Earth

Quando foi lançado, o Google Earth foi considerado uma revolução. De fato, nunca um programa havia mostrado a Terra da forma com a qual o produto da Google o faz. Como é do conhecimento de todos, o gigante da Internet não se contentou apenas com o sucesso do site de buscas e do programa, por isso está sempre lançando novidades e mudanças em seus serviços.

A mais nova destas novidades é você poder conhecer a Roma Antiga exatamente como era em meados do século VIII a.C. Faça longos passeios pela antiga capital do mundo e conheça monumentos da antiguidade como os prédios do Fórum Romano, o Fórum de Júlio César, o Circus Maximus e a obra maior, o Coliseu.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Altere algumas configurações.POR ONDE COMEÇAR?

A primeira impressão

Para poder visualizar as construções romanas, é preciso alterar algumas opções do programa Google Earth. Para isso, acesse a janela “Camadas” e, na categoria “Galeria” marque o a opção “Roma Antiga em 3D”. Ao concluir esta etapa, acesse a caixa de busca e procure por Roma.

Note que ao aproximar-se mais da antiga capital do mundo, vários desenhos em amarelo serão mostrados, informando o local no qual estavam situados os monumentos e construções mais importantes. Veja o significado de alguns desenhos:

ObeliscoObeliscos (monumentos comemorativos)
Fóruns.Fóruns
Estádios e arenas.Estádios e arenas
Templos.Templos

Fazendo o download das imagens

Ainda não é possível visualizar as construções em si. Para que isso seja possível, é preciso primeiro baixar a biblioteca de imagens que será usada. Clicando sobre qualquer um dos desenhos amarelos, outra janela será aberta dando uma breve explicação e exibindo uma imagem do monumento. Ao final da tela, é possível identificar três links: “Ancient Terrain (**load first)”, “Ancient Roman Landmarks (250 buildings)” e “Ancient Roman Buildings (5000+ buildings)”.

O primeiro link permite baixar e exibir uma textura que emita o solo arenoso exatamente como era antigamente, com montanhas e vales. Já os segundo e terceiro links são responsáveis por baixar todas as imagens dos monumentos e construções. Após iniciar os donwloads, note que na janela “Lugares” irão aparecer mais opções de exibição.

Faça o download das imagens necessárias.

Você pode ainda guardar as imagens adquiridas para que não seja necessário baixá-las novamente toda vez que você quiser visualizar a cidade. Clique com o botão direito do mouse em “Lugares temporários” e escolha a opção “Salvar em Meus lugares”. Pronto, agora é só se divertir caminhando pelas ruas da Roma do século VIII a.C.

Imagens do Google Earth.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.