Seleção: os melhores editores de vídeo

6 min de leitura
Imagem de: Seleção: os melhores editores de vídeo

Grande parte de um bom resultado na edição de um vídeo vem do talento e da técnica do editor. Porém, possuir a ferramenta correta é extremamente importante e contribui diretamente no resultado final. A escolha do software é bastante pessoal, já que cada pessoa se adapta melhor a um programa ou outro.

Porém, no grande número de opções disponíveis atualmente, algumas se destacam, tanto pelas ferramentas quanto pela usabilidade. Confira uma seleção com algumas das melhores alternativas para quem deseja editar vídeos, seja para uso doméstico ou profissional.

Editores de vídeo gratuitos

Apesar de que a maior parte dos grandes editores de vídeo ser paga, existem várias alternativas gratuitas, principalmente para quem não pretende se profissionalizar na área e deseja fazer pequenas alterações caseiras. Esses programas se caracterizam principalmente por serem mais fáceis de mexer e por possuírem opções mais segmentadas.

Windows Live Movie Maker

Impossível falar de edição de vídeo sem citar esse, que é um dos softwares mais utilizados por quem está começando a experimentar essa atividade. O Movie Maker pode não ser a ferramenta ideal, porém ele evoluiu muito desde as suas versões primitivas até hoje.

Interface intuitiva no mesmo estilo dos outros softwares da Microsoft (Fonte da imagem: Reprodução)

Com ele, é possível editar vídeos de maneira simples e criar clipes com fotografias, adicionando efeitos de transição, filtros e música. Certamente não é um editor profissional, mas quebra o galho para trabalhos de escola, edições caseiras e pequenos ajustes.

O maior problema é que, assim como aconteceu com o Internet Explorer 9 e com o Live Messenger 2011, o novo Movie Maker não possui mais compatibilidade com o Windows XP e é apenas parcialmente compatível com o Vista. Para aproveitar todos os recursos desse software é necessário ter atualizado o seu sistema operacional para o Windows 7.

Video Toolbox

Um editor gratuito e online, que serve tanto para cortar o material em pequenos vídeos separados quanto para embutir legendas, adicionar faixa de áudio, adicionar marca d’água e outros. Essa ferramenta é ótima para edições simples e permite também o download e edição de vídeos diretamente do YouTube.

Ferramentas do Video Toolbox (Fonte da imagem: Reprodução)

Ele pode não ser um editor para fazer montagens e criar sequências, porém, as suas ferramentas são bastante úteis também, além da facilidade de ser completamente online. Todos os arquivos editados ficam disponíveis para download na sua conta por um mês.

VirtualDub

O VirtualDub é um ótimo software para processamento de imagem, já que ele possui ferramentas muito boas para melhorar a qualidade visual dos seus vídeos. Se você fez uma gravação caseira cuja qualidade não ficou tão boa quanto você esperava, pode tentar recuperar o material com esse programa gratuito.

Interface do VirtualDub (Fonte da imagem: Reprodução)

Com ele, você aplica filtros na imagem, tanto para melhorar a sua qualidade quanto para estilizar o seu material, deixando-o com maior ou menor saturação, modificando as suas cores, ajustando o blur etc... Além disso, é possível utilizar plugins que adicionam outros recursos ao programa e também é possível gerenciar a faixa de áudio e trocá-la por outra. Uma ótima ferramenta para ajustes bem localizados.

VideoSpin

Esse software se parece mais com um editor de vídeo profissional, contando com uma timeline e a possibilidade de fazer cortes e montagens do material bruto para que ele se transforme efetivamente em um vídeo editado da maneira que você preferir.

Timeline e ferramentas do VideoSpin (Fonte da imagem: Reprodução)

Além da edição, é possível adicionar efeitos de transição, textos em diversos formatos, faixas de áudio e muito mais. Apesar de ter um funcionamento simplificado, esse editor consegue reunir ótimas ferramentas, e pode ser muito útil para edições caseiras ou momentos nos quais você não possa utilizar um software mais avançado.

Lightworks

Dos editores gratuitos, esse é o mais completo e profissional. Foi usado pelo editor do filme “O Discurso do Rei”, superprodução que ganhou vários prêmios, incluindo os Oscars de melhor filme e melhor edição em 2010.

Ele possui todas as ferramentas necessárias para se montar um bom filme, porém, o funcionamento difere bastante do resto dos softwares do gênero, e por isso pode ser um pouco difícil começar a trabalhar com o Lightworks.

Interface do Lightworks (Fonte da imagem: Reprodução)

Essa dificuldade de adaptação pode ser superada com os diversos tutoriais que existem para o programa, e após isso ele promete ser uma ferramenta definitiva para a criação de vídeos. Por ser gratuito, ele não suporta muitos codecs bastante usados, e pode ser preciso um conversor prévio, porém, esse é um pequeno detalhe perto da grandeza do Lightworks.

Editores de vídeo pagos

Normalmente, quem procura uma alternativa mais profissional para a edição de vídeo (com exceção do fantástico Lightworks) acaba encontrando as ferramentas necessárias apenas nos software pagos.

Quem pretende editar profissionalmente, ou tem condições de pagar por uma licença para aperfeiçoar um passatempo, pode encontrar aqui algumas grandes opções de programas. O preço da licença de uso varia bastante, normalmente entre cerca de 100 dólares até aproximadamente 5 mil dólares. Porém, esse valor pode ultrapassar os 15 mil dólares em casos extremos - e completamente fora da realidade da maior parte dos editores.

Adobe Premiere Pro

Assim como é impossível falar de editores gratuitos sem citar o Windows Live Movie Maker e o Lightworks, é completamente impensável não falar sobre o Premiere em uma seleção de softwares pagos para edição de vídeo.

Ele possui todas as ferramentas necessárias para corte, montagem, ajuste de trilha, edição simplificada de áudio, criação de efeitos e muito mais. A sua interface é bastante intuitiva e os comandos “conversam” com os outros softwares da gigante Adobe.

Timeline do Adobe Premiere Pro (Fonte da imagem: Reprodução)

Outro ponto positivo do Premiere Pro é a total integração com o Abobe After Effects, um dos softwares de pós-produção mais completos disponíveis atualmente, formando uma dupla que é utilizada por profissionais como David Fincher, no seu filme mais recente “A Rede Social”, que foi editado com o Adobe Premiere Pro e finalizado com o After Effects.

Sony Vegas Movie Studio

Bastante utilizado por usuários avançados, o Vegas não chega a ser uma ferramenta superprofissional, porém, é capaz de fazer ótimos vídeos nas mãos de bons editores. Ele permite a edição não linear dos materiais brutos, utilizando várias camadas de som e imagem, o que ajuda na composição final.

Timeline do Sony Vegas Movie Studio (Fonte da imagem: Reprodução)

Os atalhos do mouse e teclado são ótimos para ajudar o editor no trabalho, agilizando a edição e economizando tempo. O preço é, quem sabe, a maior vantagem do Sony Vegas, já que ele (sem softwares adicionais) custa aproximadamente cinco vezes menos do que a suíte de edição e tratamento de vídeo da Adobe.

Corel VideoStudio Pro X4

Outra alternativa paga e semiprofissional é o Corel VideoStudio Pro. O seu foco é nas pequenas e médias agências e produtoras, que não precisam de um software como o Adobe Premiere Pro, porém querem ferramentas completas para a criação de vídeos simples.

A sua aparência é bastante parecida com os outros dois editores pagos já citados, contanto com uma timeline, um gerenciador de mídias, uma caixa com efeitos de transição e filtros, botões para as suas principais funções etc...

Timeline do Corel VideoStudio Pro X4 (Fonte da imagem: Reprodução)

A edição também é não-linear e conta com várias camadas de vídeo e áudio, sendo possível a sobreposição delas para a criação de efeitos especiais. Nem todos os filtros são realmente úteis, porém, isso não diminui a importância desse editor. O preço é muito menor do que os outros editores pagos, o que também pode contar a favor dele.

Escolha a sua ferramenta

Gostou dessa seleção? Cada uma das ferramentas é especial para um tipo de editor, e não é possível comparar os softwares profissionais com aplicativos mais simplificados, já que eles servem a propósitos diferentes.

Escolha a melhor ferramenta - aquela que se adapta ao seu estilo de edição ou necessidade - e crie materiais exclusivos com o seu estilo próprio! Se nenhum desses oferece exatamente o que você quer, não desanime! O Baixaki possui diversas outras opções de softwares de edição de vídeo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.