A arte de editar imagens com a mesma proficiência que os magos do Photoshop é o desejo de muita gente. Não é preciso um periférico especial para isso, mas sim muita prática, treino e vontade de aprender. Porém, por mais que você seja muito habilidoso nos programas de manipulação de fotos, não há como não se impressionar com o que este software gratuito é capaz de fazer.

O programa transforma objetos de uma imagem em componentes 3D, utilizando uma extensa biblioteca que armazena modelos dos mais diferentes elementos existentes. O software foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon e da Universidade da Califórnia. O GIF a seguir mostra um dos trabalhos realizados com a ajuda dessa aplicação.

O táxi que se movimenta na animação acima foi retirado de uma coleção de modelos 3D e inserido na fotografia, sendo exibido em vários ângulos diferentes. O software automaticamente ajusta as texturas e a iluminação do objeto e adiciona detalhes nas superfícies do elemento que não eram visíveis na foto original, fazendo com que ela pareça mais realista. A imagem de capa que ilustra esta matéria é a mesma utilizada para fazer a animação. Os carros a mais que aparecem foram inseridos com a ajuda do programa.

Os pesquisadores divulgaram um vídeo que explica mais detalhadamente como a aplicação funciona. Caso você queira mais informações a respeito do projeto, você também pode consultar a extensa documentação dele. O software está disponível gratuitamente para download (no Mac OS X) e, para aqueles que querem explorar o código fonte, ele também pode ser baixado.

Cupons de desconto TecMundo: